Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da terapia celular utilizando células-tronco mesenquimais derivadas de tecido adiposo associada ao GDF-5 no reparo de lesões do tendão calcanear de ratos

Processo: 12/14973-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Edson Rosa Pimentel
Beneficiário:Andréa Aparecida de Aro
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular   Reparo   Tendões   Tecido adiposo   Terapia baseada em transplante de células e tecidos

Resumo

Os tendões são tecidos que apresentam elevada resistência biomecânica devido à presença de fibras de colágeno altamente organizadas, proteoglicanos e proteínas não colagênicas, formando uma estrutura supramolecular complexa. Sua principal função é transmitir ao osso as forças de contração geradas no músculo, promovendo o movimento articular. As lesões em tendões ocorrem freqüentemente durante a prática desportiva, recreativa e até mesmo durante atividades cotidianas. O aumento da incidência dessas lesões nos últimos anos, tem caracterizado as lesões tendíneas como um problema sócio-econômico pelo fato de atingerem pessoas de todas as idades. Durante o processo de reparo tendíneo, ocorre a formação de uma cicatriz no local da lesão, tornando-se uma região de alta reincidência de ruptura que pode causar disfunção significativa e incapacidade de movimento articular. A biologia celular do processo de reparo em tendões ainda não é totalmente compreendida, sendo que a escolha da melhor conduta clínica após uma lesão, ainda representa um desafio para a medicina. Estudos mostram que entre as diversas estratégias desenvolvidas buscando a aceleração do processo de cicatrização tendínea, estão o transplante de células-tronco através da manipulação de células do próprio paciente, ou através de células provenientes de transplantes heterólogos. Atualmente, as células-tonco mesenquimais derivadas de tecido adiposo (CTTAs) têm se tornado foco de pesquisas devido à sua multipotência, elevada capacidade de resposta para diferentes estímulos e facilidade de coleta e isolamento. Entretanto, a capacidade de diferenciação tendinogênica das CTTAs in vivo associado à aplicação do fator-5 de crescimento e diferenciação (GDF-5) não tem sido descrita na literatura. O presente estudo tem como objetivos investigar os mecanismos moleculares envolvidos na migração e diferenciação das CTTAs associadas ao uso do fator-5 de crescimento e diferenciação (GDF-5) na região lesionada do tendão calcanear de ratos, bem como caracterizar os possíveis efeitos terapêuticos dessa associação no reparado de lesões tendíneas. O conhecimento adquirido pode contribuir com o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de lesões em tendões.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRAUZ, KATLEEN; TEODORO, LUIS FELIPE R.; CARNEIRO, GIANE DANIELA; DA VEIGA, FERNANDA CRISTINA; FERRUCCI, DANILO LOPES; BOMBEIRO, ANDRE LUIS; SIMOES, PRISCYLA WALESKA; ALVARES, LUCIA ELVIRA; DE OLIVEIRA, ALEXANDRE LEITE R.; VICENTE, CRISTINA PONTES; FERREIRA JR, RUI SEABRA; BARRAVIERA, BENEDITO; DO AMARAL, MARIA ESMERIA C.; ESQUISATTO, MARCELO AUGUSTO M.; VIDAL, BENEDICTO DE CAMPOS; PIMENTEL, EDSON ROSA; DE ARO, ANDREA APARECIDA. Transected Tendon Treated with a New Fibrin Sealant Alone or Associated with Adipose-Derived Stem Cells. CELLS, v. 8, n. 1 JAN 2019. Citações Web of Science: 0.
DE ARO, ANDREA APARECIDA; CARNEIRO, GIANE DANIELA; TEODORO, LUIS FELIPE R.; DA VEIGA, FERNANDA CRISTINA; FERRUCCI, DANILO LOPES; SIMOES, GUSTAVO FERREIRA; SIMOES, PRISCYLA WALESKA; ALVARES, LUCIA ELVIRA; DE OLIVEIRA, ALEXANDRE LEITE R.; VICENTE, CRISTINA PONTES; GOMES, CAIO PEREZ; PESQUERO, JOAO BOSCO; ESQUISATTO, MARCELO AUGUSTO M.; VIDAL, BENEDICTO DE CAMPOS; PIMENTEL, EDSON ROSA. Injured Achilles Tendons Treated with Adipose-Derived Stem Cells Transplantation and GDF-5. CELLS, v. 7, n. 9 SEP 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.