Busca avançada
Ano de início
Entree

Deslocamento de caracteres reprodutivos em Dendropsophus nanus (Anura, Hylidae) em sintopia e alopatria

Processo: 12/15137-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Christopher Gordon Murphy
Beneficiário:Estela Rodrigues Figueiredo
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anura   Ecologia comportamental   Hylidae   Vocalização   Reprodução

Resumo

O deslocamento de caracteres reprodutivos é uma evidência evolutiva nos processos de competição ecológica em populações dos anuros ecológica e filogeneticamente muito próximas. Nesse estudo, investigaremos como a presença de Dendropsophus sanborni afeta os parâmetros do canto de anúncio e/ou o uso do sítio de vocalização de D. nanus. Nossa hipótese é que ocorra deslocamento de caracteres reprodutivos nos parâmetros acústicos e/ou no uso do sítio de vocalização quando o par de espécies é encontrado em simpatria, relativamente à alopatria. Então, iremos comparar parâmetros espectrais e temporais do canto de anúncio e variáveis do sítio de vocalização com machos de D. nanus em simpatria com D. sanborni e em alopatria. Para isso, aplicaremos uma Análise de Componentes Principais (PCA) para identificar as variáveis mais importantes do canto e do sítio de vocalização, e então verificaremos se essas variáveis são significativamente diferentes em simpatria compara à alopatria aplicando uma Análise de Variância (ANOVA aninhada). As amostragens serão feitas em três corpos d'água lênticos, nos quais o par de espécies ocorra em simpatria, e em outros três corpos d'água nos quais ocorra somente D. nanus, durante as estações chuvosas (setembro à março) de 2011/2012 e 2012/2013. Serão analisadas dez notas do canto de anúncio de 30 machos de D. nanus em cada corpo d'água e caracterizado o sítio de vocalização para cada indivíduo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEIREDO, Estela Rodrigues. Deslocamento de caracteres reprodutivos em Dendropsophus nanus (Anura, Hylidae) em sintopia e alopatria. 2014. 38 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.