Busca avançada
Ano de início
Entree

O Efeito de íons fluoretos em ambientes locais de vidros e cerâmicas oxifluoretos dopados com terras-raras: Estudo estrutural por métodos de Ressonância Magnética.

Processo: 12/16297-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Hellmut Eckert
Beneficiário:Raphaell Junnio Moreira Silva
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância paramagnética eletrônica   Materiais vítreos   Espectroscopia   Ressonância magnética nuclear

Resumo

Por apresentarem uma flexibilidade de fabricação, variedade composicional e também uma habilidade de incorporar altas concentrações de íons dopantes, cerâmicas e vidros dopados com íons terras raras têm despertado um grande interesse para aplicações tecnológicas. De acordo com a literatura especializada, as ligações dos íons terras raras com fluoretos em vez de íons óxido, podem melhorar suas características de relaxação vibracional, que por sua vez resulta em um aumento considerável do tempo de vida do estado excitado e do rendimento quântico de fluorescência destes sistemas. Através do aumento do número de sítios de íons luminescentes bem dispersos na matriz vítrea, previnem efeitos de supressão da luminescência tornando estes materiais importantes em aplicações ópticas. Em vista da necessidade pela busca de novas e eficientes combinações entre íon-matriz que sejam menos susceptíveis aos efeitos de supressão da luminescência por concentração, estudos detalhados das características estruturais, espectroscópicas e ópticas destes materiais são indispensáveis. Assim, o presente projeto consiste no desenvolvimento de uma estratégia abrangente de ressonância magnética visando correlacionar às informações estruturais e funcionais de vidros e cerâmicas luminescentes dopados com terras raras, e o entendimento das características fotofísicas destes sistemas, em termos das propriedades estruturais, será importante para o desenvolvimento de novas metodologias na confecção de novos materiais ópticos com funcionalidades específicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, TASSIA S.; MOREIRA SILVA, RAPHAELL J.; DE OLIVEIRA JUNIOR, MARCOS; FERRARI, CYNTHIA R.; POIRIER, GAEEL Y.; ECKERT, HELLMUT; DE CAMARGO, ANDREA S. S. Structure-property relations in new fluorophosphate glasses singly-and co-doped with Er3+ and Yb3+. Materials Chemistry and Physics, v. 157, p. 45-55, MAY 1 2015. Citações Web of Science: 20.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Raphaell Junnio Moreira. Caracterização estrutural de vidros fluorofosfatos utilizando metodologias de RMN. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.