Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre abortamento e práticas contraceptivas de mulheres brasileiras

Processo: 12/15482-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 19 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 13 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ana Luiza Vilela Borges
Beneficiário:Ana Luiza Vilela Borges
Anfitrião: Amy Ong Tsui
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Johns Hopkins University (JHU), Estados Unidos  
Assunto(s):Saúde sexual e reprodutiva   Dispositivos anticoncepcionais femininos   Aborto

Resumo

Trata-se de uma proposta de trabalho para solicitação de Bolsa de Estágio no Exterior junto ao Departamento Population, Family and Reproductive Health da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Johns Hopkins University, Estados Unidos, sob supervisão da Profa. Dra. Amy Ong Tsui. Sua finalidade é o aprimoramento na área da epidemiologia reprodutiva, com especial ênfase no aprofundamento teórico, análise e interpretação dos dados de grandes estudos populacionais com amostragens complexas que tenham como objeto a vivência de um abortamento e sua relação com as práticas contraceptivas. São três as atividades propostas para serem executadas ao longo de sete meses em 2013: 1) Execução do projeto de pesquisa "Relação entre abortamento e práticas contraceptivas de mulheres brasileiras" e elaboração de artigo; 2) Finalização da análise dos dados do projeto de pesquisa "Práticas contraceptivas de mulheres que passaram por um abortamento" (FAPESP 2010/15297-0) e elaboração de artigo; e 3) Elaboração de um projeto de pesquisa colaborativo com coleta de dados a ser realizada no Brasil. Espera-se este estágio tenha um impacto positivo na competência para elaborar e conduzir futuros projetos de pesquisa; na formação de estudantes de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; e no estabelecimento de áreas de interesse para intercâmbio de ensino e pesquisa com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILELA BORGES, ANA LUIZA; TSUI, AMY ONG; FUJIMORI, ELIZABETH; KOMURA HOGA, LUIZA AKIKO. Access to Contraceptives in Countries With Restrictive Abortion Laws: The Case of Brazil. HEALTH CARE FOR WOMEN INTERNATIONAL, v. 37, n. 2, p. 170-179, FEB 1 2016. Citações Web of Science: 1.
VILELA BORGES, ANA LUIZA; OLAOLORUN, FUNMILOLA; FUJIMORI, ELIZABETH; KOMURA HOGA, LUIZA AKIKO; TSUI, AMY ONG. Contraceptive use following spontaneous and induced abortion and its association with family planning services in primary health care: results from a Brazilian longitudinal study. Reproductive Health, v. 12, OCT 15 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.