Busca avançada
Ano de início
Entree

Farmacocinética pré-clínica e Avaliação Toxicológica do composto 5-(4-cloro-benzilideno)-3-(4-metil-benzil)-tiazolidina-2,4-diona (GQ-2).

Processo: 12/07049-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Pesquisador responsável:Rosangela Gonçalves Peccinini
Beneficiário:Carla Monalizi Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus

Resumo

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é um distúrbio metabólico caracterizado por desordens na ação e secreção de insulina. O aumento da longevidade, associado com o aumento da prevalência de obesidade, tornou esta patologia o maior problema de saúde pública mundial. Atualmente, apenas a pioglitazona da classe das tiazolidinadionas está disponível no mercado para o tratamento do DM2, entretanto está sob monitoramento da ANVISA devido ao seu potencial carcinogênico e de toxicidade cardíaca. Estes compostos atuam através da ativação do receptor nuclear PPAR³, aumentando a sensibilidade à insulina em seus tecidos-alvos. MOURÃO e colaboradores (2006) desenvolveram o composto 5-(4-cloro-benzilideno)-3-(4-metil-benzil)-tiazolidina-2,4-diona (GQ2) com potencial atividade hipoglicemiante, cuja investigação dos efeitos moleculares e metabólicos em camundongos "swiss" obesos demonstrou uma redução dos níveis basais de insulina, glicose e leptina, associados com o aumento da sensibilidade à insulina. Além disso, os animais apresentaram redução no ganho de peso corporal devido à menor retenção de fluídos. O presente projeto tem como objetivo a avaliação do perfil farmacocinético e da toxicidade hepática e renal do composto GQ-2 em ratos Wistar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Carla Monalizi. Farmacocinética pré-clínica e avaliação toxicológica preliminar da nova tiazolidinadiona desenvolvida para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2: 5-(4-cloro-benzilideno)-3-(4-metil-benzil)-tiazolidina-2,4-diona (GQ-2). 2013. 113 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.