Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da faixa etária, gênero, prática e treinamento na cinemática e dinâmica das técnicas de chute do taekwondo.

Processo: 12/07757-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ricardo Machado Leite de Barros
Beneficiário:Afonsa Janaína da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Taekwondo   Análise dinâmica

Resumo

Diferentes aspectos do Taekwondo foram abordados na literatura, como: a biomecânica dos principais chutes, tipos de treinamento, lesões desportivas, biomarcadores entre outros. Estudos que visem compreender como os movimentos dos chutes são influenciados durante o treinamento, para os diferentes praticantes da modalidade, podem contribuir para uma melhor compreensão da modalidade, uma vez que, podem ser identificadas as variáveis cinemáticas e dinâmicas relevantes ao aperfeiçoamento das diferentes técnicas de chute. Assim, o presente estudo tem por objetivo, analisar os efeitos da faixa etária, do gênero, da prática e do treinamento competitivo na cinemática e dinâmica dos chutes do Taekwondo. Os sujeitos desta pesquisa serão selecionados a partir de uma triagem nas academias localizadas nas proximidades do centro de pesquisa e filiadas as instituições nacionais organizadoras da modalidade. Dois grupos serão definidos, grupo de atletas e grupo de praticantes. Um sistema de análise cinemática (DVideo) com seis câmeras (Basler, 120Hz) dispostas ao redor do sujeito será utilizado para aquisição das coordenadas tridimensionais de marcadores retroreflexivos posicionados nos membros superiores e inferiores dos sujeitos. As seguintes variáveis cinemáticas serão analisadas: a) velocidade linear do maléolo; b) tempo de execução dos chutes;c) altura dos chutes; d) ângulo do joelho; e) velocidade angular do joelho; f) ângulo do quadril;g) velocidade angular do quadril; h) ângulos de Eüler e i) trajetória do centro de massa. A análise dinâmica do membro em apoio será feita usando-se uma plataforma de força (Kistler, 100Hz - Bioware) fixada no solo. As seguintes variáveis dinâmicas serão obtidas: a) componentes da força de reação do solo b) componentes do torque, c) torque livre e d) centro de pressão. Ambos os sistemas estarão sincronizados. Para análise da influência das fases do treinamento o grupo de atletas será avaliado em três fases a) pré-competitiva, b) competição controle e c) competição principal. Para a análise da influência do gênero e da prática o grupo de praticantes será avaliado ao longo de um ano em três coletas, realizadas anteriormente aos períodos de mudança de graduação. Para análise da faixa etária será realizada apenas uma coleta para os sujeitos entre 10 a 13 anos e 14 a 18 anos do grupo dos praticantes. Os dados serão comparados em relação à 1) perna de chute direita ou esquerda, 2) posição inicial da perna de chute; 3) tipo de chute; 4) faixa etária; 5) gênero; 6) prática e 7) fases do treinamento competitivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Afonsa Janaína da. Análise cinemática e dinâmica de chutes do Taekwondo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.