Busca avançada
Ano de início
Entree

D-branas e supersimetria 2-dimensional q-deformada na redução de Pohlmeyer de modelos sigma da supercorda

Processo: 12/09180-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 01 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Andrey Yuryevich Mikhaylov
Beneficiário:Fernando David Marmolejo Schmidtt
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/18634-9 - Dualidade gravitação/Teoria de Gauge, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/23328-1 - Estados coerentes, localização supersimétrica e a redução de Pohlmeyer, BE.EP.PD
Assunto(s):D-branas   Integrabilidade   Espaço anti-de Sitter   Teoria do campo conformal (CFT)   Solitons   Grupos quânticos   Teoria das cordas

Resumo

O projeto esta relacionado ao estudo de estruturas integráveiscom invariância de Lorentz no modelo sigma do lado gravitacional dacorrespondência AdS/CFT. Em particular, estamos interessados naredução de Pohlmeyer dos modelos sigma para a supercorda deGreen-Schwarz (GS) introduzida há alguns anos por Grigoriev e Tseytline por Mikhailov e Schafer-Nameki no nível clássico. A principalmotivação é a de conseguir uma reformulação com invariânciarelativística manifesta e que dependa somente dos graus de liberdadefísicos ou transversais da corda. Até hoje, e para o caso do modelosigma de GS em AdS…×Su, tem sido encontradas fortes evidências emfavor da utilidade da teoria reduzida como uma ferramenta para umpossível novo método de quantização covariante da supercorda. Emparticular, a teoria reduzida é finita ultravioleta até dois loops,possui invariância sob um tipo de supersimetria rígida estendidaN=(8,8) em duas dimensões e existe uma família de matrizes S exatas nonível quântico que interpola entre as matrizes S da supercorda de GS eda teoria reduzida em dois limites diferentes. Dito de outra forma,existe um grupo quântico biparamétrico muito especial por traz damatriz S não relativística dos magnons e da matriz S relativística dossolitons e isto sugere que o modelo sigma de GS e a teoria reduzidasão duas descrições Lagrangianas em dois cantos diferentes duma teoriaquântica de campos integrável mais geral.O objetivo desse projeto de pesquisa é entender e estenderresultados prévios obtidos na teoria de solitons na redução dePohlmeyer dos modelos sigma de GS na linguagem de D-branas no nívelclássico e quântico e também encontrar a relação precisa com osmodelos sigma de GS pra supercorda, isto se deve a que a redução dePohlmeyer é bem entendida somente numa direção. Esta relação é deultilidade para um novo entendimento da teoria de solitons em duasdimensões em termos de D-branas, tanto no caso bosonico como no casosupersimétrico relevante na redução em teoria de cordas e supercordas.Um dos aspectos mais importantes da pesquisa será o estudo sistemáticodas possíveis deformações integráveis da Lagrangiana da teoriareduzida, sua relação com o grupo quântico por traz da matriz Sdos solitons e o papel das D-branas. Em particular, o mapeamento dequantidades fisicamente relevantes entre o modelo reduzido e o modelosigma de GS assim como a relação com o espalhamento de magnons egravitons gigantes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APPADU, CALAN; HOLLOWOOD, TIMOTHY J.; MIRAMONTES, J. LUIS; PRICE, DAFYDD; SCHMIDTT, DAVID M. Giant magnons of string theory in the lambda background. Journal of High Energy Physics, n. 7 JUL 20 2017. Citações Web of Science: 5.
HOLLOWOOD, TIMOTHY J.; LUIS MIRAMONTES, J.; SCHMIDTT, DAVID M. S-matrices and quantum group symmetry of k-deformed sigma models. Journal of Physics A-Mathematical and Theoretical, v. 49, n. 46 NOV 18 2016. Citações Web of Science: 11.
SCHMIDTT, DAVID M. Exploring the lambda model of the hybrid superstring. Journal of High Energy Physics, n. 10 OCT 26 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.