Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo teórico e experimental do uso de polímeros de impressão molecular para a determinação de canabinóides e metabólitos em amostras de esgoto doméstico da ETE Parque Andreense

Processo: 12/09954-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Kathia Maria Honorio
Beneficiário:Luciana Sarmento Fernandes
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Canabinoides   Modelagem computacional   Planejamento de experimentos   Quimiometria

Resumo

A planta Cannabis sativa possui a substância (9-THC) ilícita mais produzida e consumida mundialmente, tendo sido estimado que entre 125 e 203 milhões de pessoas tenham consumido a droga pelo menos uma vez em 2009. Devido à estabilidade das taxas de prevalência de uso de drogas na última década, essas substâncias são consideradas parte do grupo de contaminantes emergentes ambientais de interesse de estudo. A análise das águas de esgoto recebidas numa estação de tratamento pode fornecer dados em tempo real para que seja estimado o consumo de drogas, considerando a excreção dessas substâncias na forma de metabólitos ativos presentes na urina e fezes. Polímeros de impressão molecular (MIP) têm sido empregados para a pré-concentração e extração de analitos da amostra, considerando a maior seletividade em relação aos sorventes convencionais empregados na extração em fase sólida. Neste projeto, métodos computacionais serão empregados para racionalizar o design de MIPs,considerando a análise das interações entre a molécula molde e os possíveis monômeros funcionais empregados. As condições da síntese serão otimizadas por meio da estratégia de planejamento experimental. A técnica MISPE será empregada na extração dos canabinóides e os extratos obtidos serão analisados por cromatografia gasosa acoplado à espectrometria de massas iontrap, metodologia que será previamente otimizada utilizando padrões de 9-THC e seus principais metabólitos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, LUCIANA S.; HOMEM-DE-MELLO, PAULA; DE LIMA, ELIZABETE C.; HONORIO, KATHIA M. Rational design of molecularly imprinted polymers for recognition of cannabinoids: A structure-property relationship study. EUROPEAN POLYMER JOURNAL, v. 71, p. 364-371, OCT 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.