Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do desenvolvimento do sistema genital e da função reprodutiva da prole feminina de Ratos Wistar expostos à cisplatina durante a peri-puberdade

Processo: 12/12970-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Patrícia Villela e Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cisplatino

Resumo

A cisplatina é uma droga amplamente utilizada em tratamentos quimioterápicos contra vários tipos de tumores malignos em humanos, tais como câncer de ovário, cabeça e pescoço, bexiga, pulmão e, particularmente, câncer de testículo, que é um dos tumores que mais acometem homens na idade reprodutiva. Seu mecanismo de ação compreende a indução das células a apoptose, entretanto, também pode causar efeitos adversos sobre alguns parâmetros da reprodução como, por exemplo, levar a danos no DNA das células germinativas, resultando em alterações na espermatogênese. Há vários estudos que descrevem os efeitos adversos da cisplatina sobre o sistema reprodutor masculino, porém há poucos que relatam a associação entre a cisplatina e o desenvolvimento do sistema reprodutor feminino da prole de ratos expostos à droga. Deste modo, o presente estudo tem por objetivo investigar os possíveis efeitos adversos sobre parâmetros reprodutivos da prole feminina de ratos expostos a 1 mg/Kg/dia de cisplatina, por 3 semanas, durante a peri-puberdade. Para tanto, serão avaliados: histologia dos ovários fetais, medida da distância ano-genital, contagem de aréolas/mamilos, idade de abertura vaginal e primeiro estro (indicativos de instalação da puberdade), peso e avaliação histológica dos órgãos reprodutores (útero e ovários), regularidade do ciclo estral, comportamento sexual, fertilidade, dosagens hormonais e análise imunohistoquímica de receptores estrogênicos e androgênicos em tecido uterino. A meta da presente proposta é contribuir para a atualização de conhecimento científico a respeito dos possíveis efeitos adversos da droga sobre o desenvolvimento e função reprodutiva feminina, através da divulgação dos resultados obtidos por intermédio de publicações em revistas internacionais e indexadas de impacto, bem como em comunicações em eventos científicos da área, além da formação de recursos humanos qualificados em Biologia e Toxicologia da Reprodução.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILLELA E SILVA, PATRICIA; DA SILVA, RAQUEL FRENEDOSO; BORGES, CIBELE DOS SANTOS; CAVARIANI, MARILIA MARTINS; DINIZ DE ALMEIDA FRANCIA, CAMILA CONTIN; BARBOSA JUNIOR, FERNANDO; KEMPINAS, WILMA DE GRAVA. Sexual differentiation and reproductive development of female rat offspring after paternal exposure to the anti-tumor pharmaceutical cisplatin. REPRODUCTIVE TOXICOLOGY, v. 60, p. 112-122, APR 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Patrícia Villela e. Avaliação do desenvolvimento do sistema genital e da funçao reprodutiva da prole feminina de ratos Wistar expostos à cisplatina durante a peri-puberdade. 2014. 86 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.