Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do interferon alfa sobre parâmetros reprodutivos de ratos machos, com ênfase sobre aspectos moleculares das barreiras hemato-testicular e Hemato-Epididimária

Processo: 12/13307-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Josiane de Lima Rosa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Interferon alfa

Resumo

Interferons (IFNs) são pequenas proteínas conhecidas por suas atividades antiproliferativa e imunorregulatória e por seu envolvimento crucial na ação antiviral celular. Os IFNs do tipo I incluem os IFN alfa, beta e ômega e são utilizados terapeuticamente no tratamento de diversas doenças como melanoma metastático, condiloma acuminado, sarcoma de Kaposi e hepatite B e C. Estudos apontam que o IFN pode ser um interferente endócrino, com ação direta ou indireta sobre as gônadas masculinas. Sabe-se que o fármaco pode interferir na função da barreira fisiológica endotelial e, possivelmente, em células epiteliais. A barreira hemato-testicular (HT) e hemato-epididimária (HE) consistem em zônulas de oclusão formadas por células adjacentes epiteliais do túbulo seminífero ou do ducto epididimário, respectivamente. Estas zônulas de oclusão são compostas por diversas proteínas, dentre elas as claudinas (CLDNs) e a expressão de distintas claudinas ao longo do túbulo seminífero e do ducto epididimário pode representar um elemento chave na regulação de mudanças do ambiente intraluminal necessário para as funções reprodutivas. O objetivo deste estudo será investigar parâmetros reprodutivos masculinos, com ênfase sobre os efeitos do INF alfa em aspectos moleculares das barreiras HT e HE. Para tanto, ratos machos adultos (90 dias) da linhagem Wistar serão tratados por 30 dias com IFN alfa via subcutânea e, em seguida, avaliados quanto a parâmetros espermáticos, níveis hormonais (hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo estimulante (FSH) e testosterona) e análise histológica e morfométrica dos testículos e epidídimos. A qualidade espermática será também avaliada por inseminação artificial in utero. Aspectos moleculares das barreiras HT e HE serão avaliados por imunohistoquímica através da marcação de CLDN 3 e 11 no testículo e 1 e 3 no epidídimo. Pretende-se que, além da formação de recursos humanos qualificados em Biologia e Toxicologia da Reprodução, novos conhecimentos sejam adquiridos sobre os efeitos do interferon ± sobre parâmetros reprodutivos do rato macho, divulgando-se os resultados por intermédio de publicações em revistas internacionais e indexadas de impacto, bem como em comunicações em eventos científicos da área. Além disso, estabelecer colaboração com pesquisadores estrangeiros para o aprimoramento das metodologias utilizadas no Laboratório de Biologia e Toxicologia da Reprodução e do Desenvolvimento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, JOSIANE DE LIMA; CAVARIANI, MARILIA MARTINS; BORGES, CIBELE DOS SANTOS; ARAUJO LEITE, GABRIEL ADAN; ANSELMO-FRANCI, JANETE APARECIDA; KEMPINAS, WILMA DE GRAVA. LACK OF REPRODUCTIVE TOXICITY IN ADULT MALE RATS EXPOSED TO INTERFERON-ALPHA. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 78, n. 20, p. 1288-1298, OCT 18 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.