Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de marcador biológico salivar para o padrão ósseo alveolar em pacientes obesas mórbidas

Processo: 12/13659-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Carvalho Sales Peres
Beneficiário:Rafaela Carolina Soares Bonato
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Radiografia dentária   Leptina   Processo alveolar   Saliva   Odontologia preventiva   Obesidade mórbida

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar o padrão ósseo alveolar por meio de índices radiomorfométricos da panorâmica e medidas realizadas em radiografias periapicais, além da análise da leptina como biomarcador em pacientes obesas mórbidas. A amostra será constituída por 60 mulheres na faixa etária de 20 a 35 anos, sendo divididas em 2 grupos: Grupo Experimental (GE- Obesas de Grau III, IMC >40Kg/m2) e grupo controle (GC- Eutróficas, IMC 18,5 e 24,99Kg/m2). A condição periodontal destas pacientes será avaliada por meio de índice de placa de Turesky, profundidade de sondagem, índice de sangramento gengival e nível de inserção clínica. O padrão ósseo será avaliado por meio de análise radiográfica: 2 periapicais da região posterior inferior (direita e esquerda), sendo avaliado o padrão trabecular e a distância da junção cemento-esmalte à crista óssea; análise da radiografia panorâmica através dos índices radiomorfométricos; e análise do marcador biológico leptina. Serão coletadas as amostras de saliva não estimulada para a determinação da concentração de leptina, as quais serão analisadas pelo teste de ELISA. Será aplicado o questionário OHIP-14 sobre o impacto das condições bucais na qualidade de vida. Teste "t" de Student e o Qui-quadrado serão adotados para comparação entre grupos. Estudos prévios realizados por este grupo de pesquisa identificaram que a doença periodontal tem piorado após a cirurgia bariátrica (Processos Fapesp 2008/05798-2 e 2008/00240-3). Portanto, verificar o padrão ósseo alveolar em obesas mórbidas torna-se relevante, para minimizar os efeitos colaterais no pós cirurgia bariátrica. Neste estudo iremos avaliar o padrão ósseo adotando-se como marcador biológico a leptina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO SALES-PERES, SILVIA HELENA; GROPPO, FRANCISCO CARLOS; SOARES BONATO, RAFAELA CAROLINA; SALES-PERES, MATHEUS DE CARVALHO; HAITER-NETO, FRANCISCO; CHAIM, ELINTON ADAMI. ALVEOLAR BONE PATTERN AND SALIVARY LEPTIN LEVELS AMONG PREMENOPAUSAL OBESE WOMEN. ABCD-ARQUIVOS BRASILEIROS DE CIRURGIA DIGESTIVA-BRAZILIAN ARCHIVES OF DIGESTIVE SURGERY, v. 32, n. 1 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONATO, Rafaela Carolina Soares. Avaliação de marcador biológico salivar para o padrão ósseo alveolar em pacientes obesas mórbidas. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.