Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da temperatura na caracterização e localização das diferentes formas moleculares do hormônio liberador de gonadotropinas durante a ontogenia de Steindachneridion parahybae (Siluriformes: Pimelodidae)

Processo: 12/14115-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Andreone Teles Medrado
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/25879-5 - Influência da temperatura na caracterização e localização das diferentes formas moleculares do hormônio liberador de gonadotropinas durante a ontogenia de Steindachneridion parahybae (Siluriformes: Pimelodidae), BE.EP.MS
Assunto(s):Steindachneridion parahybae   Neuroendocrinologia

Resumo

A reprodução é um dos eventos, senão o principal, responsável pela manutenção de uma espécie. No entanto, os organismos necessitam de determinadas condições ambientais e endógenas que modulam a reprodução. Para organismos aquáticos, por exemplo, peixes, a temperatura é um dos parâmetros que mais influenciam a vida no ambiente. Assim como a temperatura, outros fatores externos atuam como estímulos que modulam a reprodução em peixes, como o fotoperíodo, pluviosidade e condutância elétrica da água, interagindo com fatores endógenos. Os fatores endógenos são, por sua vez, controlados pelo sistema endócrino com a interação de neuro-hormônios. Entre os neuro-hormônios liberados durante processo reprodutivo em teleósteos, destaca-se o hormônio liberador de gonadotropinas (GnRH), o qual está presente em diversas regiões cerebrais e hipotalâmicas nos peixes. O GnRH é um decapeptídeo e encontra-se presente nos peixes teleósteos em duas ou três diferentes formas moleculares, que possivelmente apresentam diferentes funções na síntese e liberação de gonadotropinas na hipófise. A síntese de GnRH durante o desenvolvimento embrionário tem um papel crucial para estabelecer o sistema de GnRH que, posteriormente, na vida adulta, será ativado para dar o início e a manutenção da puberdade, bem como em toda a vida adulta. O surgimento das diferentes populações de GnRH diferem entre as espécies de teleósteos. Sendo observadas que em espécies de Perciformes, com três diferentes formas moleculares de GnRH, apresentam o surgimento destas em tempos diferentes. Assim como em espécies de Siluriformes, que apresentam apenas duas diferentes formas moleculares de GnRH. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é identificar, caracterizar e acompanhar a migração dos neurônios das diferentes formas moleculares de GnRH durante a ontogenia de Steindachneridion parahybae.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.