Busca avançada
Ano de início
Entree

Implicações biomecânicas na marcha com suporte parcial de peso corporal em superfícies fixa e móvel

Processo: 12/14634-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Marcela Regina de Camargo
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Cinemática   Locomoção

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo comparar os aspectos espaço-temporais, dados cinemáticos e cinéticos, a ativação eletromiográfica e a coordenação inter e intra membros de adultos sadios deambulando com o sistema de suporte de parcial de peso corporal em piso fixo e em esteira motorizada. Vinte adultos, com idade entre 18-25 anos, serão recrutados para participar do estudo. Os participantes realizarão a marcha em piso fixo e em esteira, com sistema parcial de peso corporal (zero e 30% de alívio do peso corporal). As variáveis espaço-temporais (velocidade média de locomoção, comprimento do passo, comprimento e velocidade da passada e cadência); a amplitude dos ângulos articulares (quadril, joelho e tornozelo) e, segmentares (tronco, coxa, perna e pé) durante o ciclo do andar; a força de reação do solo (integral, pico de força e tempo do pico); a atividade eletromiográfica (erro quadrático médio e tempo de ativação) dos músculos reto femoral, tensor da fáscia lata e gastrocnêmio medial durante a fase de apoio; a coordenação inter e intra membros (retrato, ângulo de fase e fase relativa) durante toda a passada, serão obtidas e comparadas entre as condições de piso e de alívio de peso corporal. Pelo menos três ciclos intermediários de cada repetição do andar (passadas) serão considerados para análise. Cada ciclo do andar será definido a partir de dois contatos sucessivos do mesmo pé no chão. Para verificar possíveis diferenças entre as porcentagens de alívio de peso e tipo de superfície, serão utilizadas análises de multivariância (MANOVA), tendo como fatores alívio de peso e tipo de superfície, estes tratados como medidas repetidas, e como variáveis dependentes os valores das variáveis para cada grupo de medidas. Quando necessário, análises univariadas (ANOVA) e testes post hoc de Tukey serão empregados (p<0,05).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARELA, ANA M. F.; DE FREITAS, PAULO B.; CELESTINO, MELISSA L.; CAMARGO, MARCELA R.; BARELA, JOSE A. Ground reaction forces during level ground walking with body weight unloading. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 18, n. 6, p. 572-579, NOV-DEC 2014. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.