Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da inter-relação entre as vias de sinalização Notch e TLR na paracoccidioidomicose experimental

Processo: 12/14955-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Sandro Rogerio de Almeida
Beneficiário:Lavínia Maria Dalmas Romera
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Paracoccidioidomicose   Paracoccidioides brasiliensis   Micologia   Macrófagos

Resumo

A Paracoccidioidomicose (PCM) é uma enfermidade sistêmica, causada pelo Paracoccidioides brasiliensis, fungo que exibe dimorfismo térmico. O P. brasiliensis interage com células apresentadoras de antígenos (APCs), alterando suas principais funções biológicas. Entre as APCs, os macrófagos são células que desempenham um papel importante na indução e regulação da resposta imune e/ou inflamatória. São células do sistema fagocítico mononuclear capazes de reconhecer padrões moleculares associados à patógenos (PAMPs - Pathogen-Associated Molecular Pattern), através da expressão de receptores de reconhecimento padrão (PRR - Pattern Recognition Receptors). Sabe-se que a sinalização Notch interfere na atividade de macrófagos durante a resposta inflamatória ao modular o padrão de citocinas, e que muitas vezes, isso ocorre em conjunto com a ativação de TLR, através de estímulo com LPS. Diversos estudos demonstram a existência de cooperação entre TLR e Notch, modulando a ativação dos genes alvos de Notch, que por sua vez regula negativamente um subconjunto de genes de TLR. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é avaliar a correlação existente entre essas duas vias de sinalização na PCM experimental. Certamente, o entendimento dessas questões será importante para o melhor conhecimento da resposta imune inata e adaptativa na PCM experimental.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAL'MAS ROMERA, LAVINIA MARIA; KAIHAMI, GILBERTO HIDEO; JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA; FOGACA DE ALMEIDA, JOSE ROBERTO; DE ALMEIDA, SANDRO ROGERIO. The Critical Role of Notch1-TLR 4 Signaling in the Inflammatory and Fungicidal Activity of Macrophages Against Paracoccidioides brasiliensis Strain Pb18. Mycopathologia, v. 182, n. 9-10, p. 797-807, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.