Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de liga ternária NiTiAg com efeito de memória de forma para aplicações biomédicas

Processo: 12/15302-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Jorge Otubo
Beneficiário:Gilberto Henrique Tavares Álvares da Silva
Instituição-sede: Divisão de Engenharia Mecânica (IEM). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Forjamento   Trefilação   Ligas metálicas

Resumo

A proposta deste projeto de Doutorado Direto é desenvolver o processo de elaboração e conformação termomecânica e consequente caracterização de ligas ternárias NiTiAg. É um trabalho pioneiro no Brasil e, mesmo em termos mundiais, somente quatro artigos foram encontrados, representando, portanto, o ineditismo que um projeto de doutorado deve ter. Trata-se de um material que apresenta o fenômeno do Efeito de Memória de Forma com características bactericidas com possibilidade de seu uso, no futuro, como biomaterial. As ligas em forma de lingotes de aproximadamente 100g serão produzidas pelo processo de fusão em forno a arco variando se os teores de Ni, Ti e Ag. Nesta etapa serão avaliadas a homogeneidade de composição, o rendimento da Ag, os teores de impurezas e o tipo de microestrutura formada. Serão desenvolvidas rotas de conformação termomecânica por forjamento rotativo, laminação e trefilação almejando produzir fios e fitas. Tratamentos térmicos específicos, tanto do ponto de vista de conformação mecânica, bem como em termos de alcançar propriedades específicas, deverão ser desenvolvidos. Por fim, serão caracterizadas as propriedades de efeito de memória de forma, superelasticidade e temperaturas de transformação martensítica. A caracterização química dos lingotes produzidos será feita por análise química via úmida, difração de raios X e energia dispersiva de raios X (EDS). A evolução microestrutural das ligas será avaliada pelas técnicas de microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura e difração de elétrons retroespalhados (EBSD) e, eventualmente, por microscopia eletrônica de transmissão. As caracterizações do EMF e superelasticiadde serão realizadas por ensaios de tração, DSC (Differential Scanning Calorimetry) e DMA (Dynamic Mechanical Analyser). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVARES DA SILVA, GILBERTO H. T.; OTUBO, JORGE. Designing NiTiAg Shape Memory Alloys by Vacuum Arc Remelting: First Practical Insights on Melting and Casting. SHAPE MEMORY AND SUPERELASTICITY, v. 4, n. 4, p. 402-410, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.