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Metapoesia no Livro I de Tibulo: tradução e estudo

Processo: 12/15316-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Isabella Tardin Cardoso
Beneficiário:Daniel Bueno de Melo Serrano
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Intertextualidade

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a obra elegíaca de Álbio Tibulo (55?-19? a.C.), autor romano do chamado período augústeo, contemporâneo de poetas como Horácio e Virgílio. Sua obra está dividida em três livros, sendo que o terceiro, de autoria contestada, aparece por vezes redividido em outras duas partes. Nossa pesquisa se limita aos dez poemas que integram o livro inicial, perfazendo 812 versos, e está na centrada na tradução e análise das elegias. A leitura do texto de abertura, programático, sugere-nos a hipótese de que, em Tibulo - autor cuja incorporação da temática rural configura traço distintivo entre os demais elegíacos romanos -, a utilização de um vocabulário comum às esferas militar, amorosa e campestre resulte em potenciais efeitos metapoéticos. Para averiguar como isso se dá e, por sua vez, com que efeitos para a poesia tibuliana em si, nossa análise estará particularmente atenta à recorrência e polissemia de alguns termos, como rusticus (rústico) e tener (tenro), cuja aplicação, ao representar também referência ao próprio gênero elegíaco (bem como a outros gêneros poéticos), pode colaborar para uma compreensão mais precisa da idiossincrasia da elegia desse poeta. Estaremos igualmente atentos ao emprego, por parte de Tibulo, de lugares-comuns do gênero em que sua poesia se insere: a recusatio, o otium, o carpe diem, o paraklausithyron e o seruitium amoris, entre outros. A tradução será acompanhada por notas que visam a um mais completo entendimento do texto, bem como a considerações de caráter estilístico, interpretativo, filológico.

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