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Controle Ativo de Distúrbios Harmônicos em Veículos Híbridos Orientado por Métricas de Qualidade Sonora

Processo: 12/15783-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Jaime Alberto Mosquera Sánchez
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/02198-4 - Controle ativo de qualidade sonora, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):14/09894-7 - Um estudo da qualidade sonora do sistema de propulsão dos veículos híbridos, BE.EP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:controle ativo acústico estrutural | Distúrbio Harmônico | Qualidade Sonora | Veículo Híbrido | Vibro-acústica

Resumo

O presente projeto de doutorado tem por intuito o desenvolvimento de sistemas de controle ativo de ruído e qualidade sonora aplicados, em especial, aos veículos híbridos e elétricos. Este novo paradigma em trens de força para veículos comerciais e de passeio, impõe novos desafios para o projeto e análise de ruído e vibrações em veículos. Dentre as novas características impostas por estes sistemas estão as excitações provenientes de inversores de frequência e motores elétricos, novas para o ambiente interno do veículo, e as diferentes condições de excitação provenientes da ação, ora do motor de combustão interna, ora do motor elétrico. Uma possível solução para estes desafios está no uso de novas técnicas de controle ativo que transformem o campo acústico percebido pelos usuários finais de um produto ou sistema, resultando em modificação significativa das métricas de qualidade sonora relevantes a este conjunto de eventos auditivos. Espera-se assim que, em decorrência dos sistemas de controle a serem propostos no desenvolvimento deste projeto de doutorado, novos conceitos em controle ativo sejam obtidos a partir da alteração da amplitude e/ou da fase relativa entre diversas componentes do estímulo acústico. Trabalhos recentes demonstram que o controle destes parâmetros pode afetar de forma significativa diversos aspectos que descrevem a qualidade sonora de um distúrbio, como volume, aspereza, tonalidade, conforto acústico, entre outros. Para tanto, atividades como o projeto, simulação e implementação de sistemas de controle ativo acústico estrutural baseados na auralização de distúrbios harmônicos advindos de motores de combustão interna e elétricos/híbridos são propostas, visando a modificação de sua estrutura tempo-frequência, de forma a alcançar metas e objetivos de qualidade sonora.

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOSQUERA-SANCHEZ, J. A.; SARRAZIN, M.; JANSSENS, K.; DE OLIVEIRA, L. P. R.; DESMET, W.. Multiple target sound quality balance for hybrid electric powertrain noise. MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, v. 99, p. 478-503, . (14/09894-7, 12/15783-8)
MOSQUERA-SANCHEZ, JAIME A.; DESMET, WIM; DE OLIVEIRA, LEOPOLDO P. R.. Multichannel feedforward control schemes with coupling compensation for active sound profiling. Journal of Sound and Vibration, v. 396, p. 1-29, . (14/09894-7, 12/15783-8)
MOSQUERA-SANCHEZ, JAIME A.; DESMET, WIM; DE OLIVEIRA, LEOPOLDO P. R.. A multichannel amplitude and relative-phase controller for active sound quality control. MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, v. 88, p. 145-165, . (14/09894-7, 12/15783-8)
MOSQUERA-SANCHEZ, J. A.; JANSSENS, K.; DESMET, W.; DE OLIVEIRA, L. P. R.; SAS, P; MOENS, D; VANDEWALLE, A. Active noise control in hybrid powertrains guided multi-objective optimization of sound quality metrics. PROCEEDINGS OF ISMA2016 INTERNATIONAL CONFERENCE ON NOISE AND VIBRATION ENGINEERING AND USD2016 INTERNATIONAL CONFERENCE ON UNCERTAINTY IN STRUCTURAL DYNAMICS, v. N/A, p. 16-pg., . (12/15783-8, 14/09894-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SÁNCHEZ, Jaime Alberto Mosquera. Controle ativo de distúrbios harmônicos em veículos híbridos orientado por métricas de qualidade sonora. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.