Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação da resposta terapêutica e níveis de anfotericina B e de fluconazol em diferentes amostras biológicas de pacientes com infecção fúngica do sistema nervoso central

Processo: 12/51030-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Roberto Martinez
Beneficiário:Letícia Aparecida Schiave
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema nervoso central   Cromatografia líquida de alta pressão   Micoses   Fluconazol

Resumo

O tratamento das infecções fúngicas do sistema nervoso central é dificultado pelo número limitado de antifúngicos, além da eficácia ser dependente da penetração das drogas no líquido cefalorraquidiano. Os pacientes com neuromicoses freqüentemente apresentam um quadro clinico complexo e podem necessitar de terapêutica individualizada, incluindo a monitorização dos níveis de fármacos. A concentração insuficiente de anfotericina B e de outros antifúngicos nos tecidos destes pacientes em tratamento é uma possível explicação para casos de falha medicamentosa. Por outro lado, a resistência de leveduras a drogas azólicas tem sido relatada e já teve impacto na terapêutica empírica de certas infecções fúngicas. A neurocriptpcocose é uma infecção oportunista de pacientes imunocomprometidos e com certa freqüência mostra-se refratária ao tratamento usual com anfotericina B e fluconazol. Neste contexto, este projeto visa avaliar in vitro a susceptibilidade de leveduras isoladas do Líquido Cefalorraquidiano a anfotericina B e fluconazol, através dos métodos de disco-difusão e microdiluição automatizada; e determinar os níveis desses antifúngicos em amostras biológicas (LCR, plasma e urina) através da técnica de Cromatografia Liquida de Alta Performance (HPLC). Os resultados obtidos com estas técnicas serão comparados entre si, e será feita principalmente a associação desses dados com os aspectos clínicos e da resposta terapêutica dos pacientes com infecção fúngica do sistema nervoso central. Espera-se que os resultados obtidos tragam contribuições relevantes a fim de aprimorar e individualizar o tratamento das neuromicoses, resultando em maior probabilidade de sobrevida dos pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTANA, RODRIGO DE CARVALHO; SCHIAVE, LETICIA APARECIDA; DOS SANTOS QUAGLIO, ALDA SOARES; DE GAITANI, CRISTIANE MASETTO; MARTINEZ, ROBERTO. Fluconazole Non-susceptible Cryptococcus neoformans, Relapsing/Refractory Cryptococcosis and Long-term Use of Liposomal Amphotericin B in an AIDS Patient. Mycopathologia, v. 182, n. 9-10, p. 855-861, . (12/51030-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.