Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da contaminação conjunta de Dekkera bruxellensis e Lactobacillus fermentum sobre a fermentação alcoólica: estudo das interações entre os microrganismos e dos fatores que afetam a fermentação visando o controle das contaminações

Processo: 12/16258-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 16 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Sandra Regina Ceccato Antonini
Beneficiário:Ana Paula Guarnieri Bassi Alvarenga
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias   Fermentação   Saccharomyces cerevisiae   Dekkera   Etanol

Resumo

As pesquisas aplicadas à fermentação alcoólica têm se concentrado, preferencialmente, em problemas relativos às contaminações bacterianas, permanecendo as infecções por leveduras selvagens (leveduras que não foram inoculadas na fermentação), pouco estudadas e conhecidas. Mais recentemente a presença dos gêneros Dekkera e Brettanomyces tem causado problemas nos processos fermentativos para produção de etanol. Nenhum estudo até o momento avaliou o efeito da contaminação conjunta por bactéria e por Dekkera nas condições industriais de produção de etanol combustível no Brasil, os fatores que influenciam o desenvolvimento destas contaminações e especialmente qual seria o manejo mais eficiente para o seu controle. Este trabalho tem por objetivos verificar o efeito dos fatores (tipo de substrato, sistema de fermentação e tratamento do fermento) que influenciam o desenvolvimento das contaminações por leveduras da espécie Dekkera bruxellensis (linhagens CCA059,CCA077 e CCA155) e por bactérias da espécie Lactobacillus fermentum, isoladas da fermentação, em culturas mistas, sobre o rendimento da fermentação alcoólica desenvolvida pela levedura PE-02. O estudo das interações entre estes microrganismos será avaliado com base na produção de metabólitos por ambas as culturas (ácidos orgânicos e bacteriocinas) assim como na competitividade demonstrada pelas culturas em condições de fermentação (em baixos teores de açúcar; utilização de fontes de nitrogênio não assimiláveis por S.cerevisiae; e presença de sulfito).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUARNIERI BASSI, ANA PAULA; MENEGUELLO, LETICIA; PARALUPPI, ANNA LIVIA; PECORARO SANCHES, BEATRIZ CRISTINA; CECCATO-ANTONINI, SANDRA REGINA. Interaction of Saccharomyces cerevisiae-Lactobacillus fermentum-Dekkera bruxellensis and feedstock on fuel ethanol fermentation. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK INTERNATIONAL JOURNAL OF GENERAL AND MOLECULAR MICROBIOLOGY, v. 111, n. 9, p. 1661-1672, SEP 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.