Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação Histológica e Histomorfométrica da Associação Entre Biovidro e Osso Bovino Liofilizado No Tratamento de Defeitos Ósseos Criados em Calvárias de Ratos

Processo: 12/05150-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Rosemary Adriana Chierici Marcantonio
Beneficiário:José Rodolfo Spin
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração óssea   Biomateriais

Resumo

Os biomateriais são materiais não fármacos que durante um período de tempo indeterminado são empregados como um todo ou parte integrante de um sistema para tratamento, ampliação ou substituição de quaisquer tecidos, órgãos ou funções corporais. O objetivo deste estudo será realizar uma avaliação histológica e histomorfométrica da utilização de biovidro, osso bovino liofilizado, e da associação do osso bovino liofilizado com biovidro (1:1) em defeitos ósseos críticos criados na calvária de ratos. Para tal, defeitos ósseos críticos, com 8 mm de diâmetro serão criados cirurgicamente na calvária de 24 ratos (Rattus norvegicus, variação albinus Holtzman) e preenchidos com coágulo sanguíneo (controle negativo), biovidro, osso bovino liofilizado, e pela associação entre osso bovino liofilizado e biovidro, na proporção de 1:1, e recobertos por membrana de colágeno, totalizando 6 animais, divididos em dois períodos experimentais (15 e 60 dias), para cada biomaterial. A avaliação histológica será pautada na descrição da morfologia dos tecidos neoformados na região do defeito. Já a avaliação histomorfométrica será embasada na quantificação da porcentagem de osso neoformado, de tecidos moles e de biomaterial remanescente na área do defeito tratado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ RODOLFO SPIN; GUILHERME JOSÉ PIMENTEL LOPES DE OLIVEIRA; RUBENS SPIN-NETO; JULIANA RICO PIRES; HEWERSON SANTOS TAVARES; FRANK YKEDA; ROSEMARY ADRIANA CHIÉRICI MARCANTONIO. Avaliação histomorfométrica da associação entre biovidro e osso bovino liofilizado no tratamento de defeitos ósseos críticos criados em calvárias de ratos. Estudo piloto. Rev. odontol. UNESP, v. 44, n. 1, p. -, Fev. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.