Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da penetração de H2O2 em dentes desmineralizados e submetidos ao tratamento clareador

Processo: 12/07086-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:André Luiz Fraga Briso
Beneficiário:Fernanda Bernardi da Costa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Clareamento de dente   Dentística   Peróxido de hidrogênio

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a penetração trans-amelodentinária do peróxido de hidrogênio, considerando a presença de desmineralização no esmalte dental. Para padronização do substrato, será analisada a microdureza superficial de 70 dentes bovinos, sendo selecionados os 30 espécimes com valores mais próximos da média. Os espécimes serão divididos em 2 grupos (n=15), de acordo com os fatores em estudo: esmalte íntegro e esmalte desmineralizado (mancha branca - experimental). Cada espécime receberá 0,04 mL do produto clareador à base de peróxido de hidrogênio a 35%(Whiteness HP Maxx - FGM Produtos Odontológicos), em cada sessão clareadora. O procedimento será repetido por 3 vezes com intervalo de uma semana entre as sessões. Para a quantificação da penetração do H2O2 os espécimes serão posicionados em câmaras pulpares artificiais (CPAs) contendo solução tampão de acetato que será coletada para a avaliação da densidade óptica em Espectrofotômetro de Reflexão, Modelo UV-2450 (Shimadzu, Kyoto, Japão). Os dados serão avaliados quanto a homogeneidade e homocedasticidade, para a determinação dos testes estatísticos mais adequados. O nível de significância a ser adotado será 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRÉ LUIZ FRAGA BRISO; RAFAEL SIMÕES GONÇALVES; FERNANDA BERNARDI DA COSTA; MARJORIE DE OLIVEIRA GALLINARI; LUCIANO TAVARES ANGELO CINTRA; PAULO HENRIQUE DOS SANTOS. Demineralization and Hydrogen Peroxide Penetration in Teeth with Incipient Lesions. Brazilian Dental Journal, v. 26, n. 2, p. 135-140, Abr. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.