Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise qualitativa e quantitativa das tensões geradas por coroas fixas metaloplásticas, unidas e isoladas, na região posterior da mandíbula, reabilitada com implantes regulares e curtos, por meio do método de correlação de imagem digital

Processo: 12/09808-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Maria da Gloria Chiarello de Mattos
Beneficiário:Raniel Fernandes Peixoto
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária

Resumo

A utilização de implantes osseointegrados na odontologia para restaurar a função e a estética de pacientes desdentados totais e parciais vem ocorrendo de forma bastante crescente. Nos casos de perda óssea vertical severa, principalmente em áreas posteriores da mandíbula, o uso de implantes curtos e de diâmetro reduzido associado a coroas fixas metaloplásticas esplintadas pode ser uma alternativa às cirurgias de enxerto ósseo e a melhor transmissão de forças ao osso adjacente, respectivamente. Muitos métodos têm sido utilizados para verificar as tensões geradas em torno dos implantes dentários, entretanto a Correlação de Imagem Digital (CID) leva vantagens no que diz respeito à possibilidade de avaliar a dinâmica das tensões em 3 dimensões (3D) e de forma contínua através de imagens obtidas ao longo do tempo, durante o carregamento oclusal. Em virtude da reduzida quantidade de estudos que verificam a distribuição de tensões em torno do implante pelo método de CID, esse estudo objetiva avaliar qualitativa e quantitativamente o desempenho biomecânico de coroas fixas metaloplásticas parafusadas, unidas e isoladas, sobre implantes cone Morse de diferentes comprimentos, posicionados na região posterior da mandíbula, por meio do método de CID. Serão confeccionados 4 modelos em resina fotoelástica (Araldite) simulando extremidade livre mandibular, com o dente 44 em resina (Luxatemp) e os dentes 45, 46 e 47 substituídos por implantes com 4 mm de diâmetro. O grupo 1 (G1) será formado por 2 implantes de comprimento convencional (11 mm; Titamax Cortical CM, Neodent) substituindo os dentes 45 e 46, e 1 implante curto (5 mm; Ws Cortical CM, Neodent) substituindo o 47. O grupo 2 (G2) apresentará 1 implante com 11 mm (45) e 2 implantes com 5 mm (46 e 47). O grupo 3 (G3) será reabilitado por 3 implantes de 5 mm e o grupo 4 (G4) por 3 implantes de 11 mm de comprimento. Coroas metaloplásticas, unidas e isoladas, serão parafusadas sobre os mini-pilares intermediários. Serão realizados diferentes carregamentos oclusais sobre as coroas: puntiforme de 100N (mesial do 45 e distal do 47) e oclusal distribuído de 150N. As tensões superficiais (horizontais [xx] e de cisalhamento [xy]) serão calculadas com base nos deslocamentos e comparadas qualitativa e quantitativamente pelo software de correlação de imagens (Davis 7.2, LaVision Inc.).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEIXOTO, RANIEL FERNANDES; HONORIO TONIN, BRUNA SANTOS; MARTINELLI, JANISSE; MACEDO, ANA PAULA; CHIARELLO DE MATTOS, MARIA GLORIA. In vitro digital image correlation analysis of the strain transferred by screw-retained fixed partial dentures supported by short and conventional implants. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 103, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.
PEIXOTO, RANIEL F.; MACEDO, ANA P.; MARTINELLI, JANISSE; LAPRIA FARIA, ADRIANA C.; TIOSSI, RODRIGO; RIBEIRO, RICARDO F.; DE MATTOS, MARIA DA G. C. A Digital Image Correlation Analysis of Strain Generated by 3-Unit Implant-Supported Fixed Dental Prosthesis: An In Vitro Study. IMPLANT DENTISTRY, v. 26, n. 4, p. 567-573, AUG 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEIXOTO, Raniel Fernandes. Análise das tensões geradas por implantes curtos e convencionais reabilitados com próteses fixas unidas e isoladas, por meio do método de correlação de imagem digital. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.