Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do enriquecimento ambiental sobre comportamentos induzidos pelo etanol em camundongos Swiss: envolvimento da circuitaria do estresse

Processo: 12/09854-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Rosana Camarini
Beneficiário:Mariana Beu Rae
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etanol   Drogas ilícitas   Estresse psicológico   Enriquecimento ambiental

Resumo

O enriquecimento ambiental (EA) apresenta efeitos positivos sobre a dependência ao etanol, como demonstraram estudos no nosso laboratório. Porém, os mecanismos envolvidos nesta neuromodulação ainda não estão totalmente esclarecidos. Uma das formas de atuação do EA pode envolver sua ação sobre o mecanismo de estresse. O estresse tem um papel chave na dependência e recaída e diversos estudos apontam que o etanol é capaz de induzir o eixo HPA e aumentar os níveis de hormônios relacionados ao estresse, como CRF, vasopressina (V), oxitocina (OT) e corticosterona. O EA pode ser considerado um agente estressor leve, o que não só ajudaria o animal a lidar melhor com futuras situações estressantes, como também diminuiria a modulação causada pelo etanol na circuitaria do estresse. Além disso, o EA tem efeitos benéficos sobre aprendizado, memória e interação social, o que também pode ser mediado por sistemas relacionados ao estresse. Neste projeto será utilizada a preferência condicionada a lugar (CPP) para avaliar os efeitos do EA sobre os efeitos recompensadores do etanol e memória relacionada aos efeitos da droga. Também serão realizados testes de reconhecimento de objetos e labirinto em cruz elevado para avaliação de memória e ansiedade, respectivamente. Também serão avaliadas a distribuição e quantidade de receptores CRF 1, V1a, V1b e OT (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAE, MARIANA; ZANOS, PANOS; GEORGIOU, POLYMNIA; CHIVERS, PRITI; BAILEY, ALEXIS; CAMARINI, ROSANA. Environmental enrichment enhances conditioned place preference to ethanol via an oxytocinergic-dependent mechanism in male mice. Neuropharmacology, v. 138, p. 267-274, AUG 2018. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAE, Mariana Beu. Efeitos do enriquecimento ambiental sobre comportamentos induzidos pelo etanol em camundongos Swiss: envolvimento da circuitaria do estresse.. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.