Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteração de cor de dentes artificiais de resina acrílica. estudo clínico retrospectivo de 5 anos

Processo: 12/14045-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Wirley Goncalves Assuncao
Beneficiário:Erika Shiguematsu Ogawa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Dente artificial   Cor   Prótese dentária   Prótese total

Resumo

Os dentes de resina acrílica têm sido amplamente utilizados por apresentarem uma união química com a resina acrílica da base protética e por possuírem um fácil desgaste durante o ajuste oclusal, no entanto apresentam uma maior instabilidade de cor. Fatores intrínsecos e extrínsecos podem contribuir para essa alteração: mudanças de temperatura e umidade, absorção e adsorção de substâncias, degradação química entre outros. Dessa forma, o presente estudo terá por objetivo avaliar retrospectivamente a alteração de cor de dentes artificiais de resina acrílica em pacientes usuários de prótese total tratados na disciplina de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP, nos últimos cinco anos. Para o presente estudo serão selecionados pacientes usuários de próteses totais convencionais reabilitados pelos alunos de graduação (curso Integral e Noturno) na disciplina de Prótese Total dessa instituição nos anos de 2006 a 2011. O teste de estabilidade de cor do dente artificial incisivo central superior direito será verificado por meio de um espectrofotômetro com as alterações de cor calculadas através do Sistema CIE L*a*b*. A fim de obtermos a variação de cor do dente artificial após o período de uso da prótese, a marca, modelo e cor desses dentes serão coletadas por meio do prontuário do paciente. Com essas informações, a cor do dente original (novo) será mensurada e a alteração de cor calculada. Um questionário será aplicado a fim de obtermos parâmetros que possibilitem avaliarmos as possíveis causas de alteração de cor dos dentes artificiais dos pacientes incluídos nessa pesquisa. O processamento de dados corresponderá à elaboração de um banco de dados e posterior análise estatística com utilização do programa SPSS for Windows - version 7.5.1 (SPSS Inc. Chicago, IL), através dos dados nele inseridos. Testes de correlação entre a alteração de cor dos dentes artificiais com as variáveis coletadas no questionário serão realizados com nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO BARAO, VALENTIM ADELINO; OGAWA, ERIKA SHIGUEMATSU; MORENO, AMALIA; MESQUITA, MARCELO FERRAZ; WEE, ALVIN G.; ASSUNCAO, WIRLEY GONCALVES. Long-term clinical evaluation of the color stability and stainability of acrylic resin denture teeth. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 113, n. 6, p. 628-635, JUN 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.