Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre Streptococcus mutans e Candida albicans: formação de biofilme in vitro e estudo experimental em modelos de invertebrados

Processo: 12/15262-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Juliana Campos Junqueira
Beneficiário:Júnia Oliveira Barbosa
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Galleria mellonella   Microbiologia oral   Biofilmes

Resumo

As interações entre fungos e bactérias estão presentes na natureza e tem grande importância médica e ambiental. O desenvolvimento adequado de modelos in vitro e in vivo para caracterizar essas interações é essencial para o entendimento da patogênese das doenças e descoberta de novas estratégias terapêuticas. O objetivo desse estudo será avaliar as interações microbianas entre Streptococcus mutans e Candida albicans em modelos de biofilmes formados in vitro e em modelos experimentais de invertebrados. No estudo in vitro, serão avaliados os efeitos de S. mutans sobre a formação de biofilme por C. albicans e sobre a capacidade de filamentação de C. albicans. Em ambos os testes, serão avaliados os efeitos diretos das células de S. mutans sobre C. albicans e também os efeitos indiretos de S. mutans sobre C. albicans, utilizando apenas o sobrenadante da sua cultura. Além disso, serão testados os efeitos de S. mutans sobre C. albicans em diferentes fases de crescimento da cultura bacteriana (4, 6, 18 e 24 h). Para a realização do estudo in vivo, as cepas de S. mutans serão inoculadas juntamente com C. albicans em lagartas de Galleria mellonella para indução de infecção experimental. Os efeitos de S. mutans sobre a candidose experimental serão avaliados pela análise de curva de sobrevivência de G. mellonella, por estudos de cultura de tecido para quantificação de UFC/mL de C. albicans e pela avaliação histológica da filamentação de C. albicans nos tecidos do hospedeiro. Os resultados dos testes in vitro e da contagem de UFC/mL em G. mellonella serão submetidos à Análise de Variância e teste de Tukey. Os dados obtidos na curva de sobrevivência de G. mellonella serão analisados pelo método de Log-rank. Em todos os testes, será considerado nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, JUNIA OLIVEIRA; ROSSONI, RODNEI DENNIS; GODINHO VILELA, SIMONE FURGERI; DE ALVARENGA, JANANA ARAUJO; VELLOSO, MARISOL DOS SANTOS; DE AZEVEDO PRATA, MARCIA CRISTINA; CARDOSO JORGE, ANTONIO OLAVO; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS. Streptococcus mutans Can Modulate Biofilm Formation and Attenuate the Virulence of Candida albicans. PLoS One, v. 11, n. 3 MAR 2 2016. Citações Web of Science: 21.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Júnia Oliveira. Avaliação dos efeitos de Streptococcus mutans sobre formação de biofilme e morfogênese de Candida albicans in vitro e estudo experimental em Galleria mellonella. 2014. 85 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Instituto de Ciência e Tecnologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.