Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do grupamento parafacial/núcleo retrotrapezóide no controle de vias aéreas superiores

Processo: 12/16166-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Thiago dos Santos Moreira
Beneficiário:Elvis Viana de Lucena
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração (fisiologia)   Pressão sanguínea

Resumo

A ventilação é um processo neural essencial à homeostasia do organismo, que regula os níveis de O2 e CO2 no sangue e tecidos, o que é crucial para a vida. Esta bem estabelecido que os quimiorreceptores centrais e periféricos detectam alterações nestes gases e transmitem esta informação para centros cardiorrespiratórios que regulam a ventilação e a atividade simpática para gerar adequada relação entre a ventilação e a perfusão aos tecidos. A ausência de atividade quimiorreceptora está associada com inúmeros distúrbios cardiorrespiratórios incluindo apnéia do sono, morte súbita do recém-nascido e hipertensão. Ademais, sabemos que a perda do tônus muscular de vias aéreas superiores durante o sono é uma das principais causas da apneia e que tratamentos farmacológicos são na sua maioria ineficientes. Neste sentido, é possível que a estimulação de uma região importante no controle respiratório, o núcleo retrotrapezóide (NRT) possa promover o aumento da atividade dos músculos envolvidos no controle de vias aéreas superiores, bem como da respiração. Para testar essa hipótese, pretendemos com o presente projeto através de técnicas neurofisiológicas em um modelo animal, avaliar se a estimulação dos neurônios localizados na região parafacial/núcleo retrotrapezóide promovem o aumento da atividade dos músculos envolvidos no controle de vias aéreas superiores e investigar os efeitos promovidos pela inibição seletiva dos neurônios quimiossensíveis da região parafacial/núcleo retrotrapezóideno controle das vias aéreas superiores durante ativação dos qumiorreceptores centrais ou periféricos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, JOSIANE N.; LUCENA, ELVIS V.; SILVA, TALITA M.; DAMASCENO, ROSELIA S.; TAKAKURA, ANA C.; MOREIRA, THIAGO S. INHIBITION OF THE PONTINE KOLLIKER-FUSE NUCLEUS REDUCES GENIOGLOSSAL ACTIVITY ELICITED BY STIMULATION OF THE RETROTRAPEZOID CHEMORECEPTOR NEURONS. Neuroscience, v. 328, p. 9-21, JUL 22 2016. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUCENA, Elvis Viana de. Interação entre o grupamento parafacial/núcleo retrotrapezóide e a região de kölliker-fuse na modulação do padrão respiratório.. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.