Bolsa 12/17401-5 - - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A vivência dos profissionais de enfermagem que sofreram acidente com fluido biológico: um olhar fenomenológico

Processo: 12/17401-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Patrícia Campos Pavan Baptista
Beneficiário:Carolina Luiza Bernardes
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidentes com fluido biológico | Enfermagem | Pesquisa | qualitativa | Saúde Ocupacional | Saúde do Trabalhador

Resumo

A equipe de enfermagem está exposta a riscos químicos, físicos e biológicos durante o desenvolvimento de suas atividades. A exposição ocupacional aos fluidos biológicos é acentuada devido ao contato indireto com sangue e secreções, na execução de procedimentos invasivos e cuidados diretos ao paciente. A assistência de enfermagem favorece o risco de acidentes de trabalho e a exposição do trabalhador de enfermagem aos fluidos orgânicos que podem conter diferentes patógenos causadores de doenças como HIV, hepatite B e C. O trabalhador após ter se acidentado com fluido biológico sofre alterações psicológicas e emocionais relacionadas à incerteza do diagnóstico do paciente e a falta de informações acerca de seu histórico de saúde. Somado a isso a espera dos testes sorológicos e a possibilidade de soroconversão acabam gerando angústias em relação à possibilidade de ter sido contaminado. Este estudo tem como objetivo compreender a vivência dos trabalhadores de enfermagem que se acidentaram com fluido biológico durante o processo de trabalho, através da pesquisa qualitativa fenomenológica. Serão realizadas entrevistas com trabalhadores de enfermagem que se acidentaram e para desvelar o fenômeno será realizada a seguinte questão norteadora: "Como foi para você ter se acidentado com fluido biológico durante seu trabalho?" Compreender a vivência dos trabalhadores de enfermagem que se acidentaram e foram expostos a fluidos biológicos poderá desvelar o sentido do acidente para o trabalhador buscando torná-los mais reflexivos e autênticos acerca de suas práticas, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de medidas de proteção a saúde do trabalhador que minimizem os riscos aos quais a equipe de enfermagem está exposta, indicando as possíveis lacunas no processo de trabalho em enfermagem que podem favorecer a ocorrência de acidentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERNARDES, Carolina Luiza. A vivência dos trabalhadores de Enfermagem que sofreram acidente com fluido biológico: um olhar fenomenológico. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.