Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento físico aeróbico sobre a resposta vasomotora de ratas ovariectomizadas

Processo: 12/17709-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ricardo Jose Gomes
Beneficiário:Viviane Aparecida Vieira Nogueira Braga
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção endotelial   Menopausa   Óxido nítrico   Treinamento físico   Fisiologia do exercício

Resumo

A mulher pós-menopausa perde sua proteção cardiovascular devido a redução dos níveis de estrogênio. Essa redução está relacionada com o aumento da produção de radicais livres, com a redução da produção e biodisponibilidade de óxido nítrico, com o aumento da resistência vascular periférica e consequentemente com a disfunção endotelial, fatores que contribuem com o desenvolvimento da hipertensão arterial. Dessa forma, estudos tentam encontrar uma forma alternativa de minimizar as alterações desencadeadas pela deficiência de estrogênio em mulheres na pós-menopausa. Pesquisas vêm demonstrando os benefícios da prática de exercício físico como um tratamento não farmacológico capaz de minimizar ou até mesmo reverter essas mudanças. O treinamento físico promove uma hipotensão pós-exercício, a elevação da expressão de enzimas antioxidantes, o aumento da produção e biodisponibilidade de óxido nítrico (NO) para os vasos, o aumento da vasodilatação endotélio dependente induzida pela acetilcolina, a redução da resistência vascular periférica, o que leva, consequentemente a melhora da função endotelial. No entanto, o efeito do treinamento físico no período da pós-menopausa apresenta respostas pouco conhecidas, portanto, o objetivo do presente estudo será avaliar os efeitos do treinamento físico aeróbico (esteira rolante) sobre a resposta vasomotora (dilatação) em aorta de ratas ovariectomizadas, destacando-se o papel do NO e das espécies reativas de oxigênio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, VIVIANE A. V. N.; COUTO, GISELE K.; LAZZARIN, MARIANA C.; ROSSONI, LUCIANA V.; MEDEIROS, ALESSANDRA. Aerobic Exercise Training Prevents the Onset of Endothelial Dysfunction via Increased Nitric Oxide Bioavailability and Reduced Reactive Oxygen Species in an Experimental Model of Menopause. PLoS One, v. 10, n. 4 APR 29 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.