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O método denominado Lesson Study e a formação do professor mediador escolar

Processo: 12/16812-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 05 de março de 2013
Data de Término da vigência: 02 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Ana Maria Falcão de Aragão
Pesquisador Anfitrião: John Elliott
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of East Anglia (UEA), Inglaterra  
Assunto(s):Formação de professores   Psicologia educacional   Relações interpessoais   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conflitos interpessoais na escola | formação de professores | Método Lesson Study | Psicologia Educacional | Formação de Professores

Resumo

As relações existentes dentro do espaço escolar, assim como qualquer outro tipo de interação entre as pessoas, não podem ser entendidas de uma forma profunda se for ignorado que são relações historicamente construídas e culturalmente localizadas. Para que o ambiente sociomoral cooperativo seja propício à construção da autonomia, faz-se necessário cuidar do convívio escolar, propiciando que os alunos vivenciem situações em que a democracia, o respeito, a cooperação, a justiça, a igualdade e a equidade estejam presentes e que as ações sejam vividas e refletidas. A função de professor-mediador escolar e comunitário foi criada, em março de 2010, pela Secretaria da Educação do Estado de SP para proteger as escolas da rede estadual de fatores de risco e vulnerabilidade e aproximar a comunidade da escola. O método britânico chamado Lesson Study envolve um grupo de professores para desenvolver coletivamente uma aula acerca de um dado assunto, a partir de ciclos e ação e reflexão. Agregar a experiência que venho acumulando na investigação e compreensão do processo de mediação e atuação do professor mediador escolar com o conhecimento sobre modos de ação e de intervenção na sua formação: essa é a razão pela qual pleiteio o auxílio para a realização de pesquisa no exterior, estando na cidade sede do Centre of Applied Resourch Education (CARE), Norwich (Reino Unido) por 87 dias. Acredito que isto poderá colaborar com o aprofundamento do entendimento desse complexo objeto que é a mediação de conflitos na escola. Estudar com os autores acerca dos conceitos abordados, bem como discutir a respeito dos aspectos teórico-metodológicos da Lesson Study poderá trazer contribuições essenciais à pesquisa que venho desenvolvendo no Brasil, com término previsto para julho de 2014. (AU)

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