Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica do complexo de espécies Potamotrygon scobina Garman, 1913 (Chondrichthyes: Myliobatiformes: Potamotrygonidae): implicações para a biogeografia da família Potamotrygonidae e do continente sul americano

Processo: 12/19479-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 05 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 04 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues de Carvalho
Beneficiário:João Pedro Fontenelle de Araújo Freire da Silva
Supervisor no Exterior: Shane Timothy Ahyong
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Australian Museum, Austrália  
Vinculado à bolsa:11/03952-7 - Morfologia e sistemática de Potamotrygon scobina Garman, 1913 (Chondrichthyes: Myliobatiformes: Potamotrygonidae): um complexo de espécies?, BP.MS
Assunto(s):Biogeografia   Evolução animal   Potamotrygonidae   Bacia amazônica   América do Sul

Resumo

A família Potamotrygonidae é composta por aproximadamente 25 espécies, válidas em quatro gêneros. Potamotrygon scobina Garman 1913, foi descrita baseada em um exemplar macho juvenil, do baixo Rio Tocantins (Cametá), porém P. scobina já for a coletada em várias outras localidades na bacia Amazônica. Essa variação torna incerto se Potamotrygon scobina representa, na verdade, um complexo de espécies ou somente uma única espécie com grande variabilidade. Com o intuito de resolver parte da problemática da família, P. scobina será taxonomicamente revisada, de modo a redefinir os limites da espécie. O projeto de mestrado vinculado a presente proposta visa a revisão taxonômica e o entendimento da distribuição de suas populações. O total aproveitamento do projeto depende, entretanto, do aprofundamento do estudo biogeográfico pertinente aos dados obtidos, em conjunto com um especialista dessa frente. A presente proposta apresenta a solicitação de uma Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), a ser realizado no Australian Museum (AM). Uma vez no AM, o candidato aprofundará o estudo de biogeografia para importantes regiões da bacia amazônica, além de levantar dados sobre as hipóteses da evolução dos rios amazônicos e da família Potamotrygonidae. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONTENELLE, JOAO PEDRO; LOBODA, THIAGO S.; KOLMANN, MATTHEW; DE CARVALHO, MARCELO R. Angular cartilage structure and variation in Neotropical freshwater stingrays (Chondrichthyes: Myliobatiformes: Potamotrygonidae), with comments on their function and evolution. ZOOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY, v. 183, n. 1, p. 121-142, MAY 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.