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A tradução como obra: relações entre a leitura Bermaniana do conceito romântico de obra de arte e sua reflexão sobre tradução

Processo: 12/20288-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de março de 2013
Data de Término da vigência: 14 de março de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Siscar
Beneficiário:Simone Christina Petry
Supervisor: Jacob Rogozinski
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Strasbourg, França  
Vinculado à bolsa:12/04512-3 - A tradução como obra: relações entre a leitura Bermaniana do conceito romântico de obra de arte e sua reflexão sobre tradução, BP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antoine Berman | Crítica da tradução | Critica literária | Romantismo Alemão | Teoria da Tradução | teoria literária | Teoria e Crítica Literárias

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é estudar a noção de tradução como obra, nos termos em que essa noção é desenvolvida no contexto das reflexões de Antoine Berman, com ênfase na discussão de seus pressupostos críticos e teóricos como manifestação de uma visão particular da crítica e da obra de arte no contexto do Romantismo alemão. Isso nos permitiria discutir suas implicações tanto para um redimensionamento da noção de autonomia da tradução literária e de seu estatuto crítico quanto para a reconsideração do lugar da tradução e de suas relações com a crítica, a história e a teoria literária. Para tanto, o corpus deste trabalho é formado pelo conjunto de textos críticos e teóricos publicados por Berman, incluídas, também, suas publicações póstumas, mas com especial destaque para Lettres à Fouad El-Etr sur le Romantisme allemande (1968), L'épreuve de l'étranger: culture et traduction dans l'Allemagne romantique (1984) e Pour une critique des traductions: John Donne (1995), entendendo que nesses três textos o teórico francês desenvolve mais centralmente sua reflexão sobre a noção de tradução como obra, movido especialmente pela necessidade de um novo modo de se compreender a tradução como um fazer ou, mais especificamente, nas palavras do autor, como um "faire oeuvre-en-correspondence". Através desse movimento, investigaremos o impacto das reflexões de Berman na construção de uma compreensão contemporânea da tradução, mas também buscaremos explicitar o quanto essa sua construção é tributária de seu modo particular de leitura do referencial romântico. Desse modo, acreditamos aproximar a reflexão Bermaniana de questões contemporâneas que são candentes também no âmbito da crítica, da história e da teoria literária, especialmente na medida em que estas não deixam de ser tributárias de leituras desse mesmo referencial romântico. (AU)

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