Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Clonagem de um isolado brasileiro do Chrysanthemum stunt viroid e desenvolvimento de técnica molecular de diagnóstico

Processo: 12/20570-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 07 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 06 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Marcelo Eiras
Beneficiário:Danielle Gobatto
Supervisor no Exterior: José Antonio Daròs
Instituição-sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Vinculado à bolsa:11/02721-1 - Viróides em crisântemo: levantamento, identificação, caracterização, avaliação de fontes de resistência e desenvolvimento de métodos de diagnóstico, BP.MS
Assunto(s):Vírus   Viroides   Doenças de plantas   RNA   Crisântemo

Resumo

No Brasil, o mercado de flores e plantas ornamentais movimenta, anualmente, cifras superiores a três bilhões de reais. O crisântemo (Dendranthema spp., Asteraceae) é considerada uma das ornamentais de maior valor comercial, sendo produzido em mais de 100 municípios do estado de São Paulo. As doenças causadas por vírus e viroides têm se tornado um problema para a cultura em diversos países, devido, principalmente, à propagação vegetativa dessa espécie, que facilita a disseminação desses patógenos. Os viroides podem causar sérios prejuízos à cultura, destacando-se o Chrysanthemum stunt viroid (CSVd, gênero Pospiviroid, família Pospiviroidae), considerado praga quarentenária A2, que induz nanismo e retarda o florescimento. No Brasil, há poucos estudos sobre esses patógenos, com um único relato, em 1990, da possível ocorrência do CSVd em crisântemo no estado de São Paulo. O presente projeto tem como objetivos: (i) caracterizar e purificar um isolado brasileiro de CSVd coletado em Atibaia, São Paulo; (ii) clonar um monômero do CSVd; e (iii) sintetizar sondas de DNA e ribossondas (sonda de RNA) de polaridade negativa para detecção do CSVd via hibridização Northern-blot e dot-blot utilizando sondas radioativas e não radioativas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOBATTO, D.; CHAVES, A. L. R.; HARAKAVA, R.; MARQUE, J. M.; DAROS, J. A.; EIRAS, M. CHRYSANTHEMUM STUNT VIROID IN BRAZIL: SURVEY, IDENTIFICATION, BIOLOGICAL AND MOLECULAR CHARACTERIZATION AND DETECTION METHODS. JOURNAL OF PLANT PATHOLOGY, v. 96, n. 1, p. 111-119, 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.