Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação longitudinal de fatores relacionados à saúde bucal, rendimento escolar e à qualidade de vida em crianças e adolescentes

Processo: 11/01281-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Fabio Luiz Mialhe
Beneficiário:Janice Simpson de Paula
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Rendimento escolar   Saúde bucal   Qualidade de vida   Saúde pública

Resumo

O objetivo geral do presente projeto de pesquisa é avaliar, por meio de dois estudos longitudinais, variáveis que impactam no rendimento escolar e na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) em crianças e adolescentes. Estudo 1: Será realizado no município de Piracicaba/SP e possui como objetivo avaliar o impacto de um programa de assistência odontológica sobre o rendimento escolar de crianças de 8 a 10 anos. Será selecionada uma amostra aleatória incluindo pelo menos 30% (n=360) das crianças participantes projeto "Sempre Sorrindo", divididas em dois grupos pareados: (1) com necessidade de tratamento, que passaram pelo tratamento curativo (2) que não necessitavam de tratamento odontológico curativo para cárie. O rendimento escolar (RE) referente aos períodos prévios e subsequentes ao término do tratamento odontológico será obtido nas escolas, por meio das notas dos escolares participantes. Estudo 2: Será realizado em Juiz de Fora/MG, por meio da reavaliação de escolares que participaram de um inquérito epidemiológico, previamente realizado em 2009, quando os adolescentes estavam com 12 anos. O objetivo é investigar a incidência de doenças bucais na amostra e avaliar longitudinalmente o impacto das variáveis socioeconômicas e do ambiente familiar sobre a QVRSB e rendimento escolar dos adolescentes. A amostra será representativa da população estudada e composta por 275 adolescentes de 15 anos, provenientes de escolas públicas e particulares do município. Serão coletados dados referentes às condições clínicas bucais e aplicados questionários para avaliação da qualidade de vida (CPQ11-14 e Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé - AUQEI), do nível socioeconômico e do ambiente familiar. Além disso, o rendimento escolar de cada participante será obtido por meio das notas dos mesmos junto às escolas. A análise dos dados referentes aos dois estudos será realizada por meio de estatística descritiva, teste qui-quadrado, teste t-student (para avaliação do rendimento escolar), além de regressões logísticas univariadas e múltiplas para se avaliar o nível de associação entre as variáveis. Além disso serão utilizados testes não paramétricos de Mann-Whitney e Wilcoxon e as propriedades psicométricas de responsividade para pesquisas longitudinais dos questionários CPQ serão analisadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULA, JANICE SIMPSON; DA CRUZ, JOSE NILTON; RAMIRES, THIAGO GENTIL; MARCO ORTEGA, EDWIN MOYSES; MIALHE, FABIO LUIZ. Longitudinal impact of clinical and socioenvironmental variables on oral health-related quality of life in adolescents. Brazilian Oral Research, v. 31, 2017. Citações Web of Science: 8.
PAULA, JANICE S.; MENEGHIM, MARCELO C.; PEREIRA, ANTONIO C.; MIALHE, FABIO L. Oral health, socio-economic and home environmental factors associated with general and oral-health related quality of life and convergent validity of two instruments. BMC ORAL HEALTH, v. 15, FEB 24 2015. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.