Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e genotipagem de microssatélites de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii, Psittaciformes, aves)

Processo: 12/08413-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Cristina Yumi Miyaki
Beneficiário:Rafaella Sávia Monteiro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Aves   Ararinha-azul   Cyanopsitta spixii   Parentesco   Similaridade genética   Técnicas de genotipagem   Repetições de microssatélites

Resumo

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma das aves mais ameaçadas do mundo e está extinta na natureza. Diversos estudos estão sendo realizados para o manejo e conservação em cativeiro para uma futura reintrodução. Populações pequenas tendem a ter efeito forte da deriva genética e podem sofrer efeitos deletérios da endogamia, reduzindo ainda mais a heterozigosidade e a diversidade genética, as quais são importantes para a conservação a longo prazo. Os microssatélites são marcadores moleculares úteis para estimar parentesco entre os indivíduos e estes dados podem ser usados para minimizar os efeitos deletérios da endogamia em cativeiro. O objetivo deste projeto é obter a sequencia parcial do genoma da ararinha-azul para identificar microssatélites e genotipar pelo menos 10 microssatélites polimórficos da grande maioria dos indivíduos desta espécie. Estes dados nos permitem acessar a similaridade genética entre indivíduos para recomendar pares menos proximamente relacionados para o programa de reprodução em cativeiro. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Rafaella Sávia. Isolamento de microssatélites e análise genética de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii, Aves, Psittaciformes). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.