Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento mecânico, resistência de união e longevidade de pilares e coroas de zircônia obtidas por sistema CAD-CAM: influência de diferentes tratamentos de superfície

Processo: 12/08530-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Ricardo Faria Ribeiro
Beneficiário:Talita Souza Dantas
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dente suporte   Tratamento de superfícies   Ensaios mecânicos   Fadiga   Zircônia

Resumo

A utilização de cerâmicas de alto conteúdo cristalino por meio de CAD-CAM tem sido foco tanto para abordagens restauradoras convencionais como para confecção de componentes para próteses implantadas. O objetivo do estudo é avaliar a resistência de união de cerâmicas altamente cristalinas após diferentes tratamentos de superfície e avaliar o comportamento mecânico de pilares e coroas cerâmicos associados aos mesmos tratamentos. Na primeira fase serão confeccionados 95 discos em zircônia por meio do sistema NEOSHAPE divididos em cinco grupos (n = 19), definidos pelo protocolo de condicionamento: G1(grupo controle sem nenhum tipo de tratamento); G2 (jateamento com partículas de Al2O3 antes da sinterização); G3 (jateamento com partículas de Al2O3 após sinterização); G4 (silanização com sistema Siloc antes da sinterização) e G5 (silanização com sistema Siloc após sinterização). Três amostras de cada grupo serão confeccionadas para análise microestrutural de superfície em MEV. Dez amostras de cada grupo serão submetidas a ensaio de microcisalhamento e as outras seis restantes serão submetidas a análise de interface por meio de MEV. Na segunda etapa, 70 pilares do tipo hexágono externo serão também confeccionados pelo sistema NEOSHAPE e associados a coroas totais de zircônia em que as infraestruturas serão obtidas por meio do sistema NEOSHAPE. Os conjuntos implante- pilar-coroa serão também divididos em cinco grupos (n=14) e submetidos aos mesmos tratamentos previamente descritos. Ainda serão realizadas mensurações para verificação da adaptação das coroas sobre os pilares e ensaio de fadiga mecânica dos conjuntos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANTAS, TALITA SOUZA; SILVEIRA RODRIGUES, RENATA CRISTINA; NAVES, LUCAS ZAGO; LAPRIA FARIA, ADRIANA CLAUDIA; PALMA-DIBB, REGINA GUENKA; RIBEIRO, RICARDO FARIA. Effects of Surface Treatments on Mechanics Behavior of Sintered and Pre-sintered Yttria-Stabilized Zirconia and Reliability of Crowns and Abutments Processed by CAD/CAM. INTERNATIONAL JOURNAL OF ORAL & MAXILLOFACIAL IMPLANTS, v. 34, n. 4, p. 907-919, JUL-AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANTAS, Talita Souza. Comportamento mecânico, resistência de união e longevidade de pilares e coroas de zircônia obtidas por sistema CAD-CAM: influência de diferentes tratamentos de superfície. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.