Busca avançada
Ano de início
Entree

Produtividade, estabilidade e adaptabilidade em progênies de Eucalyptus urophylla s.t. Blake

Processo: 12/11178-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Mario Luiz Teixeira de Moraes
Beneficiário:Silvelise Pupin
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético   Eucalipto

Resumo

O Eucalyptus urophylla é uma das espécies mais importantes do gênero, devido à adaptabilidade a diversas condições edafoclimáticas, versatilidade no uso da madeira, resistência ao déficit hídrico e tolerância a ferrugem e ao cancro do eucalipto. Diversas progênies e procedências foram introduzidas no Brasil, e hoje possibilitam estudos para obtenção de materiais genéticos superiores. O objeto deste trabalho é realizar o zoneamento ecológico por meio da análise de produtividade, estabilidade e adaptabilidade em progênies de E. urophylla, que representam a base genética desta espécie no país. Para tanto, serão estudados cinco testes de progênies instalados em diferentes locais, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Os caracteres silviculturais avaliados serão a altura de plantas (ALT, m); diâmetro a altura do peito (DAP, cm) e sobrevivência (SOB, %). Os testes de progênies foram instalados segundo o delineamento em blocos completos casualizados. Os parâmetros genéticos e estatísticos serão obtidos pela metodologia REML/BLUP. Para o estudo de produtividade, estabilidade e adaptabilidade serão utilizadas duas metodologias: MHPRVG (média harmônica da performance relativa dos valores genéticos) preditos por BLUP e a modelagem AMMI (Additive Main effect and Multiplicative Interaction). A utilização destas duas metodologias permitirá conhecer as particularidades de cada ambiente em estudo e aplicar as estratégias de melhoramento mais adequadas para cada ambiente e em conjunto, no que se refere à utilização do E. urophylla nos programas de melhoramento florestal.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PUPIN, Silvelise. Produtividade, estabilidade e adaptabilidade em progênies de eucalyptus urophylla s.t. blake. 2014. 98 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.