Bolsa 12/15067-0 - Comercialização - BV FAPESP
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Parcerias para a sustentabilidade no Cerrado: seus desafios e oportunidades.

Processo: 12/15067-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Pesquisador responsável:Edson José Vidal da Silva
Beneficiário:Clarissa Maria de Aguiar
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Comercialização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioma Cerrado | Comercialização | Comunidades rurais | Diretrizes | Pfnm | Manejo de produtos florestais não madeireiros

Resumo

Devido ao rápido processo de expansão agropecuária e desenvolvimento urbano e industrial o Bioma Cerrado vêm perdendo grande parte de sua riqueza limitando suas alternativas econômicas baseadas na utilização sustentável da sua biodiversidade. O manejo dos Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNMs) é umas das alternativas de geração de renda para as comunidades rurais que residem neste bioma, porém a falta de conhecimento e as dificuldades encontradas reduzem a comercialização destes produtos. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar os empreendimentos que auxiliam e motivam comunidades, pequenos agricultores e povos indígenas a produzir e escoar sua produção com ou sem intermédio de atravessadores a fim de identificar as lições que movem essas parcerias, a natureza dos acordos envolvidos, e como estes podem ser melhorados e difundidos. Pretende-se analisar três empreendimentos que atuam com base em princípios e conceitos do comércio justo direcionado ao ramo de fármacos ou de cosméticos no Brasil e que possuem parcerias comerciais já consolidadas com comunidades e/ ou cooperativas inseridas no bioma Cerrado. Para cada comunidade será avaliado apenas um PFNM. As diretrizes de boas práticas para comercialização serão formuladas a partir de analises documental e entrevistas semiestruturadas aplicados nos empreendimentos e nas comunidades e/ou cooperativas, identificando os problemas e as soluções encontradas por ambos durante o processo de formulação da parceria. Após a conclusão desta etapa, será avaliado o custo de produção e a viabilidade econômica deste comercio para as comunidades visando identificar a melhor forma de valorização do produto com a finalidade de atingir mercados externos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, Clarissa Maria de. Parcerias para a sustentabilidade do Cerrado: seus desafios e oportunidades. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

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