Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito in vitro da albumina modificada por glicação avançada sobre a expressão do gene SLC2A4 em músculo esquelético

Processo: 12/15514-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:Danilo Antônio Corrêa Pinto Júnior
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/04831-1 - Novos moduladores do controle glicêmico e do desenvolvimento de complicações crônicas no Diabetes mellitus: perspectivas preventivas e terapêuticas, AP.TEM
Assunto(s):Diabetes mellitus   Transportador de glucose tipo 4   Endocrinologia

Resumo

Atualmente, o diabetes mellitus (DM) acomete um grande número de pessoas em todo o planeta. Em pessoas saudáveis ocorre um equilíbrio entre a secreção de insulina e a captação de glicose, o que já não acontece em indivíduos diabéticos. O tecido muscular representa cerca de 40% da massa corporal, e exerce papel fundamental para a homeostasia glicídica, por ser o maior território a captar glicose. A captação de glicose aumenta tanto sob estímulo da insulina como da contração muscular, processo no qual a proteína transportadora GLUT4 (codificada pelo gene SLC2a4) desempenha papel chave. No diabetes, a expressão do GLUT4 está reduzida, comprometendo a capacidade do tecido captar glicose em qualquer situação. Já demonstramos em músculos incubados in vitro, que tanto a insulina como o estímulo contrátil aumentam rapidamente a expressão de Slc2a4/GLUT4, fenômeno comprometido em músculo de ratos diabéticos. Sabe-se que no diabetes, devido à hiperglicemia, ocorre a formação de AGEs (produtos de glicação avançada), os quais por meio de receptores celulares, entre outros mecanismos, ativam o NF-ºB, um suposto inibidor do gene Slc2a4. De fato, adipócitos incubados com albumina AGE reduzem a expressão do GLUT4. Entretanto, nada se sabe sobre o efeito dos AGEs na expressão de Slc2a4/ GLUT4 em músculo esquelético, seja em resposta à insulina, seja em resposta à contração muscular. O presente projeto visa investigar em músculo esquelético de ratos portadores de diabetes ou não, o efeito in vitro de albumina-AGE sobre expressão de Slc2a4/GLUT4 e a captação de glicose estimuladas por insulina ou contração muscular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTEVES, V, JOAO; YONAMINE, CAIO Y.; PINTO-JUNIOR, DANILO C.; GERLINGER-ROMERO, FREDERICO; ENGUITA, FRANCISCO J.; MACHADO, UBIRATAN F. Diabetes Modulates MicroRNAs 29b-3p, 29c-3p, 199a-5p and 532-3p Expression in Muscle: Possible Role in GLUT4 and HK2 Repression. FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY, v. 9, SEP 12 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Danilo Antônio Corrêa Pinto. Efeito da albumina modificada por glicação avançada sobre a expressão do gene SLC2A4 em músculo esquelético.. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.