Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão gênica em larga escala de células osteoblásticas da calvária e medula óssea de ratas ovariectomizadas

Processo: 12/15889-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Karina Fittipaldi Bombonato Prado
Beneficiário:Mayara Sgarbi Semeghini
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Osteoblastos   Biologia oral   Medula óssea   Expressão gênica   Osteoporose

Resumo

Atualmente, as células mesenquimais de diversas origens são consideradas fontes para substituição de tecidos; estas células tem potencial osteogênico e podem ser elegíveis para o reparo e manutenção do tecido ósseo, sendo muito atrativas para a engenharia tecidual. Entretanto, mudanças no seu comportamento podem ser causadas por fatores como a osteoporose, afetando a sua habilidade de auto-renovação e diferenciação. Sendo assim, o objetivo do presente projeto é comparar a expressão gênica de células mesenquimais diferenciadas em células osteoblásticas provenientes da medula óssea com o de células osteoblásticas já diferenciadas provenientes da calvária. Serão utilizadas 18 ratas Wistar divididas em grupos controle e tratado (indução da osteoporose). As ratas do grupo tratado serão submetidas à ovariectomia bilateral através de protocolo adequado e após 150 dias da cirurgia, as ratas de ambos os grupos serão sacrificadas para coleta dos fêmures e de fragmentos da calvária. A partir dos materiais coletados, serão isoladas as células mesenquimais da medula óssea e as células osteoblásticas da calvária e colocadas em garrafas de cultura com meio de cultura suplementado para proliferação e posterior extração do RNA. Será realizada a identificação de genes induzidos e reprimidos nas células de ratas controles e com osteoporose utilizando lâminas Agilent para microarray e miRNA (n=3). Os dados serão analisados com o auxílio de programas de bioinformática especializados como SAM (significance analysis of microarrays), Cluster-TreeView e GeneNetwork e a plataforma de bioinformática GeneSpring (Agilent). A partir destes dados de níveis de transcrição reconstruiremos redes de interação gênica para avaliarmos em conjunto o papel de cada um em resposta à indução da osteoporose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEMEGHINI, MAYARA SGARBI; DE AZEVEDO, FERNANDA GRILO; FERNANDES, ROGER RODRIGO; ASSIS, AMANDA FREIRE; DERNOWSEK, JANAINA ANDREA; ROSA, ADALBERTO LUIZ; SIESSERE, SELMA; PASSOS, GERALDO ALEIXO; BOMBONATO-PRADO, KARINA FITTIPALDI. Menopause transition promotes distinct modulation of mRNAs and miRNAs expression in calvaria and bone marrow osteoblastic cells. Cell Biology International, v. 42, n. 1, p. 12-24, JAN 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEMEGHINI, Mayara Sgarbi. Avaliação da expressão gênica em larga escala de células osteoblásticas da calvária e da medula óssea de ratas ovariectomizadas. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.