Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo biotecnológico, citogenético e molecular em espécies de orquídeas endêmicas da flora brasileira

Processo: 12/16563-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Dario Abel Palmieri
Beneficiário:Milena Cristina Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Orchidaceae   Preservação   Micropropagação vegetal   Cariótipo   Marcador molecular

Resumo

O gênero Cattleya apresenta cerca de 60 espécies de ervas epífitas e é considerado o mais representativo dentro da família Orchidaceae em função de suas características florais. Alguns aspectos chamam a atenção para este gênero, ressaltando-se sua elevada importância econômica no mercado florístico, a escassez de informações sobre o cultivo e a propagação in vitro e as divergências existentes quanto à sistemática de diversas espécies, entre elas Cattleya guttata, C. tigrina e C. leopoldii. Por falta de pesquisas detalhadas a respeito deste assunto, este trabalho tem como objetivo avaliar diferentes formulações de meios de cultivo para a germinação assimbiótica e micropropagação desses materiais, de modo a propor métodos mais eficientes e de baixo custo para a obtenção de mudas de qualidade, em escala comercial e em tempo reduzido. Paralelamente serão aplicadas ferramentas citogenéticas e moleculares com o objetivo de elucidar as divergências taxonômicas destas espécies. O contexto citogenético será avaliado através da determinação do número cromossômico, bem como de parâmetros que definem a estrutura do cariótipo de cada material, enquanto que no contexto molecular serão avaliados padrões de marcadores moleculares ISSR, visando à caracterização de polimorfismos moleculares. Assim, o presente projeto propõe que é possível o estabelecimento de protocolos de cultivo in vitro eficientes para estas espécies de Cattleya e que as mesmas podem ser identificadas através de seus cariótipos e de padrões de marcadores moleculares ISSR e que tais informações podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias de preservação destas espécies.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Milena Cristina. Estudo biotecnológico, citogenético e molecular em espécies de orquídeas endêmicas da flora brasileira. 2014. 67 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.