Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões espaço-temporais da incidência da aids no município de são paulo, brasil

Processo: 12/16717-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Edson Zangiacomi Martinez
Beneficiário:Elisangela Aparecida da Silva Lizzi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):AIDS   Geoepidemiologia   Estudos ecológicos

Resumo

O presente projeto de pesquisa objetiva investigar os padrões espaço-temporais dos casos notificados de AIDS entre os anos de 2000 a 2008 no município de São Paulo, SP, segundo seus 96 Distritos Administrativos, bem como suas associações com as características sociodemográficas e de vulnerabilidade social destas áreas. Trata-se de um estudo ecológico, e as ferramentas utilizadas para a estimação de taxas de incidência e análise dos dados serão modelos bayesianos de regressão que incorporam efeitos temporais e espaciais. Estes modelos incluem efeitos aleatórios com uma distribuição CAR (autorregressiva condicional) normal que capturam a influência das áreas adjacentes sobre o número de casos notificados em cada região. Estimativas dos parâmetros do modelo serão obtidas pelo método de simulação estocástica MCMC (Monte Carlo em Cadeia de Markov). Serão também conduzidas análises estratificadas por sexo e faixas etárias (até 18 anos, 19 a 59 anos, 60 anos ou mais), com base nos mesmos modelos de regressão, onde serão exploradas as mudanças entre as razões da incidência da doença entre homens e mulheres ao longo do tempo e como as incidências da AIDS se modificaram dentro do período em cada uma destas faixas etárias. Os resultados encontrados serão úteis para subsidiar o planejamento de políticas e ações de saúde direcionadas para o controle da AIDS em áreas e populações de risco do município de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDSON ZANGIACOMI MARTINEZ; MIRIANE LUCINDO ZUCOLOTO; GUILHERME GALDINO; ALTACÍLIO APARECIDO NUNES; ELISANGELA APARECIDA DA SILVA LIZZI. Spatiotemporal distribution of acquired immunodeficiency syndrome incidence in Brazil between 2012 and 2016. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 53, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA LIZZI, ELISANGELA APARECIDA; NUNES, ALTACILIO APARECIDO; MARTINEZ, EDSON ZANGIACOMI. Spatiotemporal patterns of AIDS incidence among adults in Sao Paulo, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 52, 2019. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA LIZZI, ELISANGELA APARECIDA; NUNES, ALTACILIO APARECIDO; MARTINEZ, EDSON ZANGIACOMI. Spatiotemporal Analysis of AIDS Incidence Among Adults in Brazil. CURRENT HIV RESEARCH, v. 14, n. 6, p. 466-475, 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIZZI, Elisangela Aparecida da Silva. Padrões espaço-temporais da incidência da AIDS no município de São Paulo, Brasil. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.