Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da tensão de restabelecimento transitória e rejeição de carga em uma linha de transmissão de pouco mais de meio comprimento de onda.

Processo: 12/17138-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Maria Cristina Dias Tavares
Beneficiário:Thyago de Moura Jorge
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transitórios eletromagnéticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:linha de transmissão de extra-alta tensão | longas distâncias | rejeição de carga | tensão de restabelecimento transitória | Transmissão a meio comprimento de onda | Transitórios eletromagnéticos

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o comportamento dos disjuntores de alta tensão que podem ser empregados em uma linha de transmissão com um pouco mais de meio comprimento de onda (Elo CA) frente à tensão de restabelecimento transitória (TRT) e o comportamento do sistema elétrico de transmissão quando submetido à rejeição de carga. Para a realização deste trabalho serão estudadas e analisadas as solicitações impostas ao disjuntor que irá manobrar o Elo CA, conforme os procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema (ONS), além de ser efetuada uma análise de sensibilidade, considerando a variação de alguns parâmetros no sistema elétrico. Tais simulações têm por objetivo verificar o comportamento da TRT e comparar os resultados obtidos com as especificações atuais das normas vigentes, observando a necessidade de algum requisito especial para garantir o bom desempenho dos disjuntores de alta tensão a serem empregados em uma linha de transmissão em meia onda. Além deste estudo, serão analisados casos de rejeição de carga, conforme os procedimentos do ONS, para determinação das máximas sobretensões transitórias e sustentadas que ocorrerão no sistema elétrico para diferentes condições de carga.O sistema elétrico em estudo será modelado e estudado utilizando uma ferramenta de simulação no domínio do tempo de fenômenos transitórios em sistemas elétricos de potência, o programa PSCAD/EMTDC. Posteriormente, determinadas situações poderão ser analisadas utilizando o RTDS" (Real Time Digital Simulator), a fim de comparar os resultados obtidos e permitir a capacitação nesta ferramenta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JORGE, Thyago de Moura. Avaliação das solicitações do disjuntor da linha de transmissão de pouco mais de meio comprimento de onda. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.