Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros neuromusculares e cinemáticos do desempenho no chute de Taekwondo

Processo: 12/19093-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Mauro Gonçalves
Beneficiário:Pedro Vieira Sarmet Moreira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Artes marciais   Biomecânica   Esportes de ataque e defesa   Cinemática

Resumo

O Taekwondo (TKD) é uma modalidade olímpica em que o chute semicircular (CSC) é o principal movimento de ataque e contra-ataque. Embora o ranqueamento competitivo e a velocidade das técnicas podem ser considerados como as principais medidas de desempenho do TKD, a literatura científica atual aponta para a importância de variáveis coordenativas (concentração, amplitude de movimento e consistência motora) e de força explosiva (potência e taxa de produção de força) para a performance. Contudo, para uma correta identificação de talentos e orientação eficaz do treinamento, as associações dentre estas variáveis e o desempenho precisam ser comprovadas experimentalmente, pois a literatura atual sobre esta temática no TKD ainda é limitada. Portanto é objetivo deste estudo determinar quais parâmetros biomecânicos influenciam a velocidade do CSC a diferentes alturas (abdômen e rosto) em Taekwondistas de Elite Nacional (TE) e Subelite (TS), e determinar qual destes fatores são sensíveis na diferenciação do ranking competitivo dos atletas. Para isto, serão avaliados neste estudo, TE e TS em: 1) análise cinemática (Sistema Vicon®) e eletromiográfica (Sistema Noraxon®) de 8 músculos de membros inferiores durante os CSCs; 2) Testes de saltos verticais (com e sem contramovimento) sobre uma plataforma de força AMTI®; 3) potência isocinética (Biodex®) a duas velocidades (60º/s e 180ºs) em flexão/extensão do joelho e quadril, adução/abdução do quadril e flexão plantar do tornozelo. Posteriormente, será verificada a associação estatística dentre as variáveis coordenativas e de força explosiva com a velocidade de chute; e será realizada a análise comparativa dentre TE e TS em todas as variáveis analisadas, para então realizar a análise discriminativa dos parâmetros preditores de nível competitivo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARMET MOREIRA, PEDRO VIEIRA; FRANCHINI, EMERSON; ERVILHA, ULYSSES FERNANDES; GOETHEL, MARCIO FAGUNDES; CARDOZO, ADALGISO COSCRATO; GONCALVES, MAURO. Relationships of the expertise level of taekwondo athletes with electromyographic, kinematic and ground reaction force performance indicators during the dollyo chagui kick. ARCHIVES OF BUDO, v. 14, p. 59-69, FEB 23 2018. Citações Web of Science: 0.
SARMET MOREIRA, PEDRO VIEIRA; GOETHEL, MARCIO FAGUNDES; GONCALVES, MAURO. Neuromuscular performance of Bandal Chagui: Comparison of subelite and elite taekwondo athletes. JOURNAL OF ELECTROMYOGRAPHY AND KINESIOLOGY, v. 30, p. 55-65, OCT 2016. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Pedro Vieira Sarmet. Análise de parâmetros neuromusculares e cinemáticos dos chutes Bandal Chagui e Dolhô Chagui do Taekwondo. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.