Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição, movimentação e troca de conchas em agrupamentos de caranguejos ermitões (Anomura, Crustacea) na Baía do Araçá, São Sebastião (SP)

Processo: 12/19552-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Fosca Pedini Pereira Leite
Beneficiário:Pedro Augusto da Silva Peres
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Caranguejos ermitões possuem o abdome assimétrico e não esclerotizado, o que faz necessário que o abrigam em conchas de gastrópodes. As conchas protegem os ermitões da predação e dessecação, mas influenciam aspectos de sua biologia, como fecundidade e crescimento. Esta influência faz com que eles procurem e troquem de concha periodicamente quando encontram uma de melhor qualidade em relação a sua (sem epibiontes, não danificadas, etc). Uma das formas de se obter novas conchas e trocá-las é com a formação de agrupamentos. Agrupamentos são considerados locais de proteção contra dessecação e predadores, local de encontro entre machos e fêmeas, e também "mercados de trocas de conchas". Este projeto pretende estudar a formação e constituição de agrupamentos e o comportamento dos caranguejos ermitões nessa situação na Baía do Araçá, litoral norte do estado de São Paulo. O projeto será desenvolvido em quatro etapas, sendo a primeira com a identificação das espécies de ermitões e conchas utilizadas em agrupamentos. Em seguida serão realizados experimentos para compreender a movimentação de agrupamentos, primeiro com a marcação e recaptura de animais no campo, e depois a formação de agrupamentos em laboratório com a maré controlada. Por último, em laboratório, serão analisadas em um agrupamento artificial, quais as características do ermitão que obtêm sucesso na troca de concha quando uma nova é adicionada ao sistema.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERES, PEDRO A. S.; FERREIRA, ANA PAULA; LEITE, FOSCA P. P. Expanding the ``shell exchange market{''} hypothesis for clustering behavior in intertidal hermit crabs: Mating and tide as proximate factors. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, v. 500, p. 100-104, MAR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.