Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia larval de Menaethius monoceros(Latreille, 1825) (Crustacea, Decapoda, Brachyura) e revisão dos caracteres larvais em Epialtidae

Processo: 12/20564-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:William Ricardo Amancio Santana
Beneficiário:Jéssica Colavite
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Crustacea   Majoidea   Majidae

Resumo

Dentre os Brachyura, a superfamília Majoidea é representada por um grupo morfologicamente diverso de caranguejos que habitam praticamente todas as regiões de nosso planeta. Majoidea é atualmente dividida em seis famílias, sendo que a família Epialtidae, subfamília Epialtinae, é composta por 115 espécies descritas, das quais apenas 16 se conhecem o desenvolvimento larval. Menaethius monoceros é um epialtinae comum em regiões do Indo-Pacífico, Mar da Tasmânia e Mar Vermelho. Apesar de apresentar o desenvolvimento larval parcialmente descrito, as descrições prévias apresentam falhas (e.g. falta de detalhamento e descrição apenas dos primeiros estágios de desenvolvimento). Sendo assim, é necessária a completa e detalhada descrição da morfologia larval desta espécie. Os objetivos deste trabalho são: (i) descrever detalhadamente todos os estágios larvais de Menaethius monoceros (Latreille, 1825) e comparar os resultados com as descrições parciais existentes na literatura; (ii) comparar o desenvolvimento de Menaethius monoceros com as demais espécies de Epialtinae que apresentam seu ciclo larval descrito; (iii) e identificar caracteres que ajudem a diferenciar Menaethius monoceros dos demais Epialtinae.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLAVITE, JESSICA; SANTANA, WILLIAM; POHLE, GERHARD. Larval development of the spider crab Menaethius monoceros (Latreille, 1825), (Crustacea: Decapoda: Brachyura: Epialtidae). Journal of Natural History, v. 48, n. 37-38, p. 2273-2292, 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.