Busca avançada
Ano de início
Entree

O projeto autobiográfico saramaguiano em manual de pintura e Caligrafia e as pequenas memórias

Processo: 11/13770-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Sandra Aparecida Ferreira
Beneficiário:Adriana Marcon
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Ficção (literatura)   Autobiografias

Resumo

O projeto de pesquisa proposto analisará o processo figurativo, temático e estilístico do escritor português José Saramago nas obras Manual de Pintura e Caligrafia (1977) e As Pequenas Memórias (2006), procurando destacar suas semelhanças e diferenças, por meio do rastreamento dos temas e figuras recorrentes nas duas obras. Para tal, serão consideradas as tensões de gêneros instaladas na autobiografia quando produzida por um ficcionista, bem como contrabalanceados os dois momentos distintos da produção do autor, nos quais respectivamente se enquadram as referidas obras: "período de formação" e "período de consolidação". Pretende-se, também, verificar o vínculo de ambas as escrituras com as diretrizes estéticas do chamado Pós-modernismo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCON, Adriana. Retratos da arte e do artista : projeto autobiográfico de José Saramago. 2014. 151 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (Campus de Assis).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.