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Sentidos da pobreza na política e na mídia brasileiras: uma análise discursiva da produção e da recepção dos dizeres e silêncios sobre o pobre no brasil

Processo: 12/16355-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Carlos Félix Piovezani Filho
Beneficiário:Carlos Alberto Turati
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/10266-8 - Sentidos da pobreza na política e na mídia brasileiras: uma análise discursiva da produção e da recepção dos dizeres e silêncios sobre o pobre no Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Discurso político   Análise do discurso   Pobreza

Resumo

A atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, desde sua campanha eleitoral em 2010, tem tomado a pobreza como tema de discurso, recentemente criou o "Plano Brasil sem miséria" e tem apontado perspectivas de ultrapassar todas as medidas já intentadas na história brasileira para solucionar o problema da desigualdade social. A presidente, inclusive, apresenta em seus pronunciamentos o enunciado "País rico é país sem pobreza" como lema de seu governo. O que percebemos é que, junto às práticas políticas, muito se tem falado sobre a pobreza e sentidos diversos são produzidos. Ante isso, propomos neste projeto investigar os diferentes sentidos sobre a pobreza na sociedade brasileira contemporânea. Para tanto, pretendemos analisar, por meio da identificação dos discursos que determinam o que se diz e o que é silenciado sobre a pobreza, o processo de produção de sentidos nos pronunciamentos e nas propagandas estatais da Presidência da República que se apresentam sob a rubrica do slogan "País rico é país sem pobreza". Além disso, pretendemos analisar também os sentidos da pobreza em textos noticiosos que reportem os pronunciamentos da presidência, considerando a relação entre o discurso da mídia e o da política na construção de determinados sentidos e o posicionamento valorativo dos meios noticiosos ante o discurso presidencial. Para realizar esse estudo, embasamos nosso trabalho no arcabouço teórico da Análise do Discurso, principalmente em trabalhos que se filiam diretamente a Michel Pêcheux; e, para observarmos especificamente a relação de discurso citado entre a mídia e a política, apoiamo-nos também no trabalho de Bakhtin/Volochínov sobre esse tema.

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