Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das vias de sinalização mediadoras dos efeitos citotóxicos da terapia fotodinâmica em células de tumores mamários humanos

Processo: 12/16785-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Leticia Labriola
Beneficiário:Ancély Ferreira dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Terapia fotodinâmica

Resumo

O câncer de mama apresenta-se como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo por ser, entre as mulheres, o primeiro em incidência e o segundo em número de óbitos. A causa de morte, na maioria dos casos, se deve à metástase da doença e as estratégias de tratamento nesse estágio comprometem a qualidade de vida das pacientes. Uma promissora alternativa de tratamento é a terapia fotodinâmica (PDT - do inglês Fotodinamic Therapy), que consiste na destruição do tecido pela luz visível em presença de uma substância fotossensibilizadora e oxigênio. No entanto, os mecanismos que levam à morte das células tumorais, assim como a eficácia da PDT em tumores mamários, ainda não estão esclarecidos. Dessa forma, o presente projeto tem por objetivo estudar as vias de sinalização mediadoras dos efeitos citotóxicos da PDT utilizando o composto azul de metileno (AM), como fotossensibilizador, em células de tumores mamários humanos com diferentes propriedades invasivas, cultivadas em duas e três dimensões. Para tal estudo será avaliada a presença de marcadores dos diferentes tipos de morte celular, como as proteínas RIP1 e 3, mTOR e LC3-II, assim como atividades de algumas das enzimas chaves em cada processo de morte avaliado, como as caspases 1, 3, 8 e 9. Os resultados desse trabalho irão contribuir para esclarecer mecanismos ainda desconhecidos de atuação do composto AM em PDT, fundamentais para o desenvolvimento e viabilização dessa estratégia para o tratamento de tumores mais agressivos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, ANCELY F.; TERRA, LETICIA F.; WAILEMANN, ROSANGELA A. M.; OLIVEIRA, TALITA C.; GOMES, VINICIUS DE MORAIS; MINEIRO, MARCELA FRANCO; MEOTTI, FLAVIA CARLA; BRUNI-CARDOSO, ALEXANDRE; BAPTISTA, MAURICIO S.; LABRIOLA, LETICIA. Methylene blue photodynamic therapy induces selective and massive cell death in human breast cancer cells. BMC CANCER, v. 17, MAR 15 2017. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.