Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimorfismo e sua função em camarões carídeos: uso de habitat e táticas reprodutivas em Hippolyte obliquimanus

Processo: 12/17003-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 07 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Augusto Alberto Valero Flores
Beneficiário:Rafael Campos Duarte
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/04484-8 - Camuflagem por semelhança com o substrato e coloração disruptiva na espécie de camarão polimórfica Hippolyte obliquimanus, BE.EP.DR
Assunto(s):Polimorfismo genético   Ecologia evolutiva   Camarão

Resumo

O camarão carídeo Hippolyte obliquimanus vive associado a uma variedade de macroalgas e é uma espécie gonocórica e polimórfica, caracterizada por indivíduos homogêneos (H) e disruptivos (D). Resultados obtidos em um estudo prévio indicam que esses morfótipos apresentam distribuição desigual entre espécies de algas e diferem quanto à sua capacidade de mudar de cor. Indivíduos H são especialistas, permanecendo em contato com o substrato por longos períodos de tempo, enquanto que animais D são aparentemente generalistas, e caracterizados por elevada mobilidade. O principal objetivo desse estudo é entender de que forma os indivíduos dos diferentes morfótipos de cor observados em H. obliquimanus se utilizam de características intrínsecas, como cor, mobilidade e estratégias de acasalamento, para fazerem o melhor uso do habitat e dos recursos disponíveis. Dessa forma, o presente projeto compreenderá atividades em campo, destinadas ao monitoramento da cobertura de macroalgas e a distribuição dos morfótipos de cor entre os habitats, e experimentos em campo e laboratório. Esses últimos compreenderão (i) atividades de desempenho dos morfótipos em diferentes substratos e experimentos de predação a fim de estimar a qualidade dos habitats, e (ii) experimentos de preferência, colonização de substratos, mobilidade e sucesso reprodutivo para compreender os padrões de uso de habitat. Os resultados obtidos poderão, dentro de um contexto histórico, servir como pressupostos na discussão sobre a evolução de sistemas reprodutivos em camarões carídeos, principalmente no que diz respeito à seleção de estratégias reprodutivas alternativas e sua relação com o uso do ambiente no grupo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Chameleon shrimp 
Camarones camaleónicos 
Camarões camaleônicos 

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUARTE, RAFAEL CAMPOS; STEVENS, MARTIN; VALERO FLORES, AUGUSTO ALBERTO. The adaptive value of camouflage and colour change in a polymorphic prawn. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, OCT 30 2018. Citações Web of Science: 1.
DUARTE, RAFAEL C.; FLORES, AUGUSTO A. V.; VINAGRE, CATARINA; LEAL, MIGUEL C. Habitat-dependent niche partitioning between colour morphs of the algal-dwelling shrimp Hippolyte obliquimanus. Marine Biology, v. 164, n. 11 NOV 2017. Citações Web of Science: 7.
DUARTE, RAFAEL C.; FLORES, AUGUSTO A. V. Morph-specific habitat and sex distribution in the caridean shrimp Hippolyte obliquimanus. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 97, n. 2, p. 235-242, MAR 2017. Citações Web of Science: 8.
DUARTE, RAFAEL C.; STEVENS, MARTIN; FLORES, AUGUSTO A. V. Shape, colour plasticity, and habitat use indicate morph-specific camouflage strategies in a marine shrimp. BMC Evolutionary Biology, v. 16, OCT 18 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.