Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem de crescimento, maturação sexual e produção de ovos de matrizes pesadas

Processo: 12/17038-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Nayara Tavares Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução animal   Aves   Nutrição animal

Resumo

Aves reprodutoras pesadas apresentam distribuição de frequência não-normal da postura do ovo e consideráveis reservas lipídicas. Este último aspecto tem sido motivação de vários estudos pelo seu benefício na reprodução, bem como efeito deletério quando presente em excesso. O objetivo deste trabalho será ajustar o crescimento, maturação sexual e produção de ovos de matrizes pesadas, pelos modelos alométricos e de Gompertz. Para isso, serão realizados ensaios separadamente para acompanhar o crescimento, maturação sexual e produção de ovos no tempo. Na fase de crescimento (1-25 semanas), maturação sexual (18-28 semanas) e produção (24-60 semanas). Na fase de crescimento serão utilizadas 960 matrizes Cobb de 1 dia de idade até 25 semanas submetidas à 5 programas de alimentação distribuídas em delineamento inteiramente ao acaso, com 8 repetições de 20 aves por repetição. Para fase de maturação sexual, crescimento dos órgãos reprodutivos e fígado será realizado o segundo ensaio, seguindo o mesmo delineamento, com oito repetições de 18 aves por repetição, será realizado abates semanais de 5 aves/semana. Para descrever a produção de ovos serão utilizadas 60 matrizes, sendo cada ave uma unidade experimental utilizando o mesmo delineamento experimental. A produção de ovos será determinada de acordo com a taxa de postura e componentes dos ovos (gema, albúmen e casca) em função da idade. A taxa de produção de ovos será determinada pelas sequências de oviposição, número e duração das pausas. Funções alométricas não-isométrica serão aplicadas para predizer o peso dos ovos. O peso do ovo será obtido pela soma dos três componentes gema+albúmen+casca. Os dados serão analisados no software SAS 9.0®. Assim, modelar esses fenômenos pode possibilitar a correção da quantidade de ração fornecida ao longo do crescimento e produção, minimizando os efeitos da postura irregular destas aves. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Nayara Tavares. Modelagem do crescimento, maturação sexual e produção de ovos como ferramenta para estimar as exigências nutricionais de matrizes pesadas. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.